Desde o ano de 2006, o Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade têm atuado efetivamente na formação e capacitação de pessoal, especialmente com atuação no ensino superior e educação básica.  Até o ano de 2020, foram formados 242 mestres, dos quais 47,1% atuam como docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, 28,1% atuam como docentes de Ensino Superior, 8,7% atuam como Técnico em Assuntos Educacionais em Instituição de Ensino Superior, 4,5% não possuem vínculo profissional e 11,6% possuem outras ocupações.

Quanto às instituições em que trabalham, 32,6% atuam na Universidade Federal do Acre, 25,2% atuam na Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre, 11,6% atuam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, 6,2% atuam no Colégio de Aplicação – Ufac, 2,5% atuam na rede privada de Ensino Superior, 2,1% atuam em outras instituições públicas de ensino superior, 1,2% atuam na Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco – Acre e 18,6% trabalham em outras instituições.

Os dados acima mostram a expressiva contribuição do programa na qualificação de pessoal, principalmente, de docentes de nível superior e de educação básica ao longo dos anos.

A partir do ano de 2019, com a abertura da turma de doutorado, o programa se constitui como o único curso de Doutorado da Área de Linguística e Literatura de toda a Amazônia Ocidental, caracterizando-o como de vital importância para o desenvolvimento de uma região de tríplice fronteira.