CURSO DE DOUTORADO EM LETRAS: LINGUAGEM E IDENTIDADE

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

CódigoNome da disciplinaC/HCréditos
LEM400Culturas, Linguagens e Sociedades Amazônicas.
Ementa: Linguagem, cultura e identidade: reflexões conceituais. Representações dos imaginários das Amazônias. Culturas, patrimônios, identidades e sociedades amazônicas e panamazônicas. Diversidade linguística, étnica e cultural nas Amazônias. Artes e culturas amazônicas. A questão da terra na Amazônia e Pan-Amazônia: uso, propriedade, posse, conflitos; Modelos de desenvolvimento, biodiversidade e sustentabilidade. Natureza e cultura nas Amazônias.
604.0
LEM410Discursos, Sujeitos e Identidades
Ementa: As teorias da enunciação. Teorias da Análise do Discurso: seu objeto linguístico e histórico; subjetividade e alteridade; produção e circulação de sentidos. O Círculo de Bakhtin e a AD francesa. Os pós-estruturalistas. Teorias da Desconstrução.
604.0
LEM420Teorias Linguísticas
Ementa: Estudo de fundamentos epistemológicos gerais da linguística moderna. A contribuição de Saussure para a Linguística e a Semiologia e os consequentes desmembramentos da teoria saussuriana; a construção do Estruturalismo, do Gerativismo e do Funcionalismo. Variação e mudança linguística. A Linguística Aplicada no Brasil.
604.0

DISCIPLINAS ELETIVAS:

CódigoNome da disciplinaC/HCréditos
LEM200Cultura, Educação e Práticas Educativas
Ementa: Estudos culturais e educação. Diferenças culturais dos sujeitos e práticas educativas. A poética e a política do texto curricular. Práticas educativas no contexto das políticas de regulação nacional. A produção da desigualdade. Imagens e autoimagens docentes. Relação dos sujeitos com o saber.
302.0
LEM210Culturas e Literaturas na Pan-Amazônia
Ementa: Cultura, literatura, história e memória nas Amazônias. Literaturas, culturas orais e literatura oral. Teorias literárias e comparatismo. Trânsitos e tradições literárias na Pan-Amazônia: relações entre o local e o global.
302.0
LEM260Ensino de Línguas, Produção e Análise de Materiais Didáticos para a Contemporaneidade
Ementa: As línguas e seus contextos socioculturais. Ensino de línguas e interculturalidade. Educação linguística e condicionantes históricos da contemporaneidade: o desafio interdisciplinar na escolha e definição dos conteúdos, recursos e materiais didáticos para o ensino de línguas. Relações entre práticas pedagógicas, cultura e identidade: o local e o global. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e sua relação com a análise crítica e produção de materiais didáticos no mundo contemporâneo.
302.0
LEM270Estudos e Conceitos de Gênero, Raça e Etnia
Ementa: Matrizes teóricas e conceitos de gênero, raça e etnia nas ciências, nas artes e nas relações de poder no mundo contemporâneo. Relações entre raça e colonialidade. O corpo e a sexualidade como questão política de gênero. A construção social das desigualdades e de poder nas relações de gênero: representações sobre o masculino e o feminino. Concepções epistemológicas dos feminismos. A teoria da Performatividade de gênero. Feminismo e teoria Queer.
302.0
LEM280Etnolinguística
Ementa: Introdução ao estudo das relações entre língua e cultura. Os usos da linguagem em diferentes padrões culturais. A relação entre cultura, língua e etnia. Etnolinguística, oralidade, tradição oral e codificação linguística. Etnolinguística e educação linguística escolar. Linguística antropológica, Língua e cultura. A língua nos diferentes contextos culturais. Contatos entre línguas e sua atualização. As sociedades indígenas, quilombolas e de imigrantes e suas línguas e culturas. Multilinguismo e bilinguismo.
302.0
LEM290História Social das Línguas na Amazônia
Ementa: Línguas, culturas e sociedades amazônicas: percursos históricos. As línguas “naturais” da Amazônia e os aspectos linguísticos das culturas indígenas. As línguas e famílias linguísticas amazônicas (diversidade e quantidade) no contexto da chegada dos colonizadores ibéricos. A Língua Geral Amazônica. A situação das línguas indígenas nas Amazônias contemporâneas.
302.0
LEM300Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas 
Ementa: Pluralidade cultural, linguística e étnica nas Amazônias. A especificidade da educação escolar e do professor indígena. Leitura e escrita em sociedades de tradição oral: a autonomia escolar e o protagonismo dos indígenas na construção de seus currículos. Interculturalidade, transculturalidade, diferença e educação escolar indígena.
302.0
LEM310Linguagem, Fronteira e Interculturalidade
Ementa: Movimentos sociais (indígenas, afrodescendentes e outros grupos étnicos) nas fronteiras amazônicas e pan-amazônicas. Trânsitos culturais e linguísticos e transformações sociais nas Amazônias. Identidade, alteridade e fronteiras culturais. Cultura, natureza e conexões de artes e saberes em cidades e florestas amazônicas. Crítica da modernidade e da pós-modernidade. Mediações culturais e estudos decoloniais. Fronteiras interculturais na América Latina.
302.0
LEM320Oralidade, Tradição Oral e Literatura Oral
Ementa: Práticas culturais, produção e transmissão de saberes e conhecimentos pela oralidade. Literaturas orais nas Amazônias. Oralidade e tradição oral. Relações entre o oral e o escrito. Tradição oral e aspectos de letramento. Literatura oral, memória e mito. Narrativas orais indígenas, africanas e afrodescendentes nas Amazônias. Estudos de performance e práticas orais: o ouvir, o narrar, o cantar. Narrativas orais e musicalidade: o som, a palavra, o gesto e a voz.
302.0
LEM330Sociolinguística
Ementa: Definição da abordagem sociolinguística e seu campo de investigação em sua relação com as ciências humanas; especificação dos objetos de estudo; coleta, análise interpretação de dados. A sociolingüística e o ensino de línguas.
302.0
LEM340Tópicos Especiais I 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Língua(gens) e Formação Docente.
302.0
LEM350Tópicos Especiais II 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Língua(gens) e Formação Docente.
302.0
LEM360Tópicos Especiais III 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Culturas, Narrativas e Identidades Amazônicas.
302.0
LEM370Tópicos Especiais IV 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Culturas, Narrativas e Identidades Amazônicas.
302.0
LEM380Tradução Cultural e Estudos Pós-Coloniais 
Ementa: Estudos de tradução cultural. Crítica literária e estudos subalternos e pós-coloniais. Colonialidade da tradução. Tradução e decolonialidade. Práticas de leitura e tradução. Tradução cultural: uma impossibilidade ou uma transcriação do outro (e de si). A tradução poética.
302.0
LEM390Introdução às Línguas Indígenas Brasileiras
Ementa: Panorama histórico-social das línguas indígenas faladas no Brasil: classificação e distribuição no território brasileiro. Situação de contato das línguas indígenas brasileiras com o português. Métodos de trabalho de campo para o estudo das línguas indígenas brasileiras. Características sociolinguísticas e tipológicas das línguas indígenas brasileiras.
302.0

OUTROS CRÉDITOS:

CódigoNomeC/HCréditos
LEM430Seminário de Tese I
Ementa: Sob a responsabilidade e coordenação de dois docentes (um de cada linha de pesquisa), o objetivo desta disciplina é propiciar ampla discussão dos projetos de teses, com destaque para o objeto, as fontes, os objetivos, a coleta e análise de dados, a fundamentação teórica e a revisão da literatura sobre o tema das pesquisas. Objetiva ainda enfocar questões relacionadas à pesquisa interdisciplinar e normas e procedimentos éticos como critério para assegurar a qualidade na pesquisa acadêmica. Com a participação dos professores responsáveis pela disciplina e supervisão de cada orientador, o crédito desse componente curricular será aferido a partir de seminário público com a participação de outros professores e demais alunos vinculados à linha de pesquisa, a ser realizado ao término do primeiro semestre do curso. Além das obras indicadas, a bibliografia será constituída pelos referenciais teóricos inerentes aos projetos dos alunos.
604.0
LEM440Seminário de Tese II
Ementa: Componente curricular sob a supervisão de cada orientador, com a participação de outros professores e alunos da respectiva linha de pesquisa à qual o doutorando esteja vinculado, com o objetivo de propiciar a apresentação dos resultados de pesquisa em andamento ao término do terceiro semestre do curso.
604.0

OBSERVAÇÃO: Os doutorandos deverão cursar todas as disciplinas obrigatórias e, no mínimo, três disciplinas eletivas, além dos seminários de Tese I e II, sendo o primeiro ao término do primeiro semestre letivo e o segundo ao término do terceiro semestre letivo.

TESE:

CódigoNomeC/HCréditos
LEM450TESE18012.0

ATIVIDADES PROGRAMADAS:

CódigoNomeC/HCréditos
Atividades programadas1057.0

Obs: Os 7 (sete) créditos de Atividades Programadas deverão ser integralizados da seguinte maneira: 3 (três) créditos com a participação dos doutorandos em eventos científicos na área; e 4 (quatro) créditos com a publicação de trabalhos em periódicos nacionais ou internacionais com qualis ou em livros ou capítulos de livros com qualis. As publicações devem ser alinhadas com as linhas e projetos de pesquisa do Programa, aos quais os alunos estejam vinculados.

TOTAL DE CRÉDITOS PARA TITULAÇÃO:

Disciplinas: 18 créditos
Outros Créditos: 8 créditos
Tese: 12 créditos
Atividades Programadas: 7 créditos
Total: 45 créditos

Estágio docência: Obrigatório ao aluno bolsista e opcional ao aluno não-bolsista (vide Resolução CEPEX nº 038, de 20/12/2011).

CURSO DE MESTRADO EM LETRAS: LINGUAGEM E IDENTIDADE

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

CódigoNome da disciplinaC/HCréditos
LEM400Culturas, Linguagens e Sociedades Amazônicas
Ementa: Linguagem, cultura e identidade: reflexões conceituais. Representações dos imaginários das Amazônias. Culturas, patrimônios, identidades e sociedades amazônicas e panamazônicas. Diversidade linguística, étnica e cultural nas Amazônias. Artes e culturas amazônicas. A questão da terra na Amazônia e Pan-Amazônia: uso, propriedade, posse, conflitos; Modelos de desenvolvimento, biodiversidade e sustentabilidade. Natureza e cultura nas Amazônias.
604.0
LEM410Discursos, Sujeitos e Identidades
Ementa: As teorias da enunciação. Teorias da Análise do Discurso: seu objeto linguístico e histórico; subjetividade e alteridade; produção e circulação de sentidos. O Círculo de Bakhtin e a AD francesa. Os pós-estruturalistas. Teorias da Desconstrução.
604.0
LEM420Teorias Linguísticas
Ementa: Estudo de fundamentos epistemológicos gerais da linguística moderna. A contribuição de Saussure para a Linguística e a Semiologia e os consequentes desmembramentos da teoria saussuriana; a construção do Estruturalismo, do Gerativismo e do Funcionalismo. Variação e mudança linguística. A Linguística Aplicada no Brasil.
604.0
LEM170Seminário de Pesquisa I
Ementa: Com um enfoque mais centrado na Linha de Pesquisa Língua(gens) e Formação Docente, este componente curricular está voltado para os diferentes tipos de abordagens e perspectivas teóricas para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica. O objetivo é dialogar sobre o desenvolvimento das pesquisas dos alunos: técnicas de coleta e procedimentos de análise de dados, as fontes e o objeto da pesquisa, a abordagem teórico-metodológica, revisão da literatura ou “estado da arte” sobre o tema em estudo. Objetiva também a produção de discussões e orientações sobre a pesquisa interdisciplinar e sobre as normas, procedimentos éticos e qualidade na pesquisa acadêmica.
302.0
LEM180Seminário de Pesquisa II
Ementa:
Com um enfoque mais centrado na Linha de Pesquisa Culturas, Narrativas e Identidades, este componente curricular está voltado para os diferentes tipos de abordagens e perspectivas teóricas para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica. O objetivo é dialogar sobre o desenvolvimento das pesquisas dos alunos: técnicas de coleta e procedimentos de análise de dados, as fontes e o objeto da pesquisa, a abordagem teórico-metodológica, revisão da literatura ou “estado da arte” sobre o tema em estudo. Objetiva também a produção de discussões e orientações sobre a pesquisa interdisciplinar e sobre as normas, procedimentos éticos e qualidade na pesquisa acadêmica
302.0

DISCIPLINAS ELETIVAS:

CódigoNome da disciplinaC/HCréditos
LEM200Cultura, Educação e Práticas Educativas
Ementa: Estudos culturais e educação. Diferenças culturais dos sujeitos e práticas educativas. A poética e a política do texto curricular. Práticas educativas no contexto das políticas de regulação nacional. A produção da desigualdade. Imagens e autoimagens docentes. Relação dos sujeitos com o saber.
302.0
LEM210Culturas e Literaturas na Pan-Amazônia
Ementa: Cultura, literatura, história e memória nas Amazônias. Literaturas, culturas orais e literatura oral. Teorias literárias e comparatismo. Trânsitos e tradições literárias na Pan-Amazônia: relações entre o local e o global.
302.0
LEM260Ensino de Línguas, Produção e Análise de Materiais Didáticos para a Contemporaneidade
Ementa: As línguas e seus contextos socioculturais. Ensino de línguas e interculturalidade. Educação linguística e condicionantes históricos da contemporaneidade: o desafio interdisciplinar na escolha e definição dos conteúdos, recursos e materiais didáticos para o ensino de línguas. Relações entre práticas pedagógicas, cultura e identidade: o local e o global. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e sua relação com a análise crítica e produção de materiais didáticos no mundo contemporâneo.
302.0
LEM270Estudos e Conceitos de Gênero, Raça e Etnia
Ementa: Matrizes teóricas e conceitos de gênero, raça e etnia nas ciências, nas artes e nas relações de poder no mundo contemporâneo. Relações entre raça e colonialidade. O corpo e a sexualidade como questão política de gênero. A construção social das desigualdades e de poder nas relações de gênero: representações sobre o masculino e o feminino. Concepções epistemológicas dos feminismos. A teoria da Performatividade de gênero. Feminismo e teoria Queer.
302.0
LEM280Etnolinguística
Ementa: Introdução ao estudo das relações entre língua e cultura. Os usos da linguagem em diferentes padrões culturais. A relação entre cultura, língua e etnia. Etnolinguística, oralidade, tradição oral e codificação linguística. Etnolinguística e educação linguística escolar. Linguística antropológica, Língua e cultura. A língua nos diferentes contextos culturais. Contatos entre línguas e sua atualização. As sociedades indígenas, quilombolas e de imigrantes e suas línguas e culturas. Multilinguismo e bilinguismo.
302.0
LEM290História Social das Línguas na Amazônia
Ementa: Línguas, culturas e sociedades amazônicas: percursos históricos. As línguas “naturais” da Amazônia e os aspectos linguísticos das culturas indígenas. As línguas e famílias linguísticas amazônicas (diversidade e quantidade) no contexto da chegada dos colonizadores ibéricos. A Língua Geral Amazônica. A situação das línguas indígenas nas Amazônias contemporâneas.
302.0
LEM300Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas 
Ementa: Pluralidade cultural, linguística e étnica nas Amazônias. A especificidade da educação escolar e do professor indígena. Leitura e escrita em sociedades de tradição oral: a autonomia escolar e o protagonismo dos indígenas na construção de seus currículos. Interculturalidade, transculturalidade, diferença e educação escolar indígena.
302.0
LEM310Linguagem, Fronteira e Interculturalidade
Ementa: Movimentos sociais (indígenas, afrodescendentes e outros grupos étnicos) nas fronteiras amazônicas e pan-amazônicas. Trânsitos culturais e linguísticos e transformações sociais nas Amazônias. Identidade, alteridade e fronteiras culturais. Cultura, natureza e conexões de artes e saberes em cidades e florestas amazônicas. Crítica da modernidade e da pós-modernidade. Mediações culturais e estudos decoloniais. Fronteiras interculturais na América Latina.
302.0
LEM320Oralidade, Tradição Oral e Literatura Oral
Ementa: Práticas culturais, produção e transmissão de saberes e conhecimentos pela oralidade. Literaturas orais nas Amazônias. Oralidade e tradição oral. Relações entre o oral e o escrito. Tradição oral e aspectos de letramento. Literatura oral, memória e mito. Narrativas orais indígenas, africanas e afrodescendentes nas Amazônias. Estudos de performance e práticas orais: o ouvir, o narrar, o cantar. Narrativas orais e musicalidade: o som, a palavra, o gesto e a voz.
302.0
LEM330Sociolinguística
Ementa: Definição da abordagem sociolinguística e seu campo de investigação em sua relação com as ciências humanas; especificação dos objetos de estudo; coleta, análise interpretação de dados. A sociolingüística e o ensino de línguas.
302.0
LEM340Tópicos Especiais I 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Língua(gens) e Formação Docente.
302.0
LEM350Tópicos Especiais II 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Língua(gens) e Formação Docente.
302.0
LEM360Tópicos Especiais III 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Culturas, Narrativas e Identidades Amazônicas.
302.0
LEM370Tópicos Especiais IV 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Culturas, Narrativas e Identidades Amazônicas.
302.0
LEM380Tradução Cultural e Estudos Pós-Coloniais 
Ementa: Estudos de tradução cultural. Crítica literária e estudos subalternos e pós-coloniais. Colonialidade da tradução. Tradução e decolonialidade. Práticas de leitura e tradução. Tradução cultural: uma impossibilidade ou uma transcriação do outro (e de si). A tradução poética.
302.0
LEM390Introdução às Línguas Indígenas Brasileiras
Ementa: Panorama histórico-social das línguas indígenas faladas no Brasil: classificação e distribuição no território brasileiro. Situação de contato das línguas indígenas brasileiras com o português. Métodos de trabalho de campo para o estudo das línguas indígenas brasileiras. Características sociolinguísticas e tipológicas das línguas indígenas brasileiras.
302.0

OBSERVAÇÃO: Os mestrandos deverão cursar todas as disciplinas obrigatórias e, no mínimo, duas disciplinas eletivas.

DISSERTAÇÃO:

CódigoNomeC/HCréditos
LEM250DISSERTAÇÃO906.0

ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

CódigoNomeC/HCréditos
202Atividades Acadêmico-Científico-Culturais604.0

TOTAL DE CRÉDITOS PARA TITULAÇÃO:

Disciplinas:20.0 
Tese/Dissertação:6.0
Outros (atividades complementares):4.0
Total:30.0

Estágio docência: Obrigatório ao aluno bolsista e opcional ao aluno não-bolsista (vide Resolução CEPEX nº 038, de 20/12/2011).