A TRÍPLICE FRONTEIRA
Para situar a internacionalização, a inserção e a visibilidade do PPGLI, algumas questões que dizem respeito à localização espacial ou geopolítica da Universidade Federal do Acre precisam ser ressaltadas. O campus universitário da UFAC, na cidade de Rio Branco, capital do estado do Acre, sede do PPGLI, está situado na região da tríplice fronteira Brasil-Bolívia-Peru, sendo que, em um raio de 730 quilômetros de distância dessa cidade, localiza-se a capital boliviana, La Paz, com cerca de 900 mil habitantes, aonde se chega com apenas 50 minutos de voo, saindo da cidade de Cobija, capital do Departamento de Pando, separada da cidade acreana de Brasiléia, apenas pelo rio Acre. Nesse mesmo sentido, em um raio de 950 quilômetros de distância da capital do Acre, está localizada a cidade de Lima, capital peruana, com aproximados 12 milhões de habitantes, ligada por malha aérea diária com a capital do Departamento de Madre de Dios, Puerto Maldonado, que se conecta com a cidade de Rio Branco por malha viária cujo trajeto pode ser percorrido em torno de seis horas.
ASSESSORIA INTERINSTITUCIONAL
A Universidade possui Assessoria de Cooperação Interinstitucional que é, atualmente, coordenada pelo Prof. Dr. Josimar Batista Ferreira, Vice-reitor da Ufac, com o objetivo de “criar projetos de cooperação com o propósito de firmar convênios e parcerias no âmbito estadual, nacional e internacional”. A assessoria tem mantido estreito diálogo com as ações do programa como forma de institucionalizar ações em andamento, bem como as descritas em planejamento estratégico.
AÇÕES, ESTRUTURA E ESPAÇO FÍSICO PARA ABRIGAR DISCENTES E DOCENTES ESTRANGEIROS
O PPGLI conta com salas de aula, salas de estudo, salas de professores/grupos de pesquisa para recepcionar docentes e discentes estrangeiros, além de dispor de Laboratórios de pesquisa para nuclear as investigações a serem desenvolvidas, a exemplo, do Laboratório de Interculturalidade, do Laboratório de digitalização, recuperação e reprodução de fontes documentais – Ceprodoc.
LABORATÓRIO DE INTERCÂMBIO INTERCULTURAL ON-LINE
O Laboratório de Intercâmbio Intercultural On-line é vinculado ao curso de Letras/Inglês da Ufac e se constitui como um espaço de formação de licenciandos. As ações do Laboratório centram-se em parcerias interinstitucionais com universidades estrangeiras para a realização de atividades de Teletandem desenvolvidas entre falantes de língua portuguesa e outras línguas.
CENTRO DE IDIOMAS DA UFAC
O Centro de Idiomas da Ufac, em parceria com o PPGLI, contribui de igual modo com a oferta de cursos de línguas estrangeiras, bem como de Língua Portuguesa como Língua Adicional, com finalidades acadêmicas, tanto para discentes, quanto docentes do programa.
VAGAS DESTINADAS A HISPANO-FALANTES
Durante todo o quadriênio (2017-2020), o PPGLI tem ofertado, de forma sistemática, vagas especiais para hispano-falantes em seus editais de seleção como forma de estabelecer uma política de incentivo ao desenvolvimento na pós-graduação no continente latinoamericano, em especial, na região da pan-amazônia.
DISCENTES ESTRANGEIROS REGULARES NO PROGRAMA
Com a dissertação intitulada “Narrativas del descentramiento en La noche es virgen, de Jaime bayly, y la virgen de los sicarios, de Fernando Vallejo”, defendida e aprovada com mérito no dia 19 de janeiro de 2018, Jesús José Diez Canseco Carranza, aluno do Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade, se tornou o primeiro mestrando estrangeiro a concluir seus estudos no PPGLI da Ufac, como parte das ações do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC OEAS-GCUB), uma iniciativa conjunta da Organização dos Estados Americanos (OEA) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
O Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação oferece bolsas a cidadãos dos estados membros da OEA para realizar estudos de mestrado e doutorado em universidades brasileiras que estejam associadas ao GCUB. Contendo 152 páginas, a dissertação de Jesús José Carranza, sob a orientação do Professor Dr. Gerson Rodrigues de Albuquerque, foi concluída dentro do prazo de 24 meses e foi publicada em formato impresso pela Nepan Editora, completando o ciclo de pesquisa e defesa com publicação do trabalho final, um importante passo não apenas para a internacionalização, mas para a plena consolidação da pós-graduação na Universidade Federal do Acre.
Em 31 de agosto de 2019, o programa obteve mais uma defesa de mestrado de uma discente estrangeira, Teresa Di Somma, natural da Itália, cujo título é “Representações sobre raça, gênero e “deficiência” no Festival da Canção Italiana de Sanremo”. Participaram da Banca Examinadora o Prof. Dr. Miguel Nenevé – Orientador (UFAC), o Prof. Dr. Francisco Bento da Silva – Examinador Interno (UFAC) e o Prof. Dr. Marcelo Alves Brum – Examinador Externo (UFAC).
Atualmente, o PPGLI conta com um doutorando, natural da Áustria, Michael Franz Schmidlehner, que desenvolve pesquisa sobre discursos da sustentabilidade em torno dos seguintes temas: Amazônia, conhecimentos tradicionais, justiça climática, relações sociedade natureza.
CURSOS E DISCIPLINAS COM DOCENTES ESTRANGEIROS
Em relação à participação de discentes do PPGLI em disciplinas de outros PPGs, inseridos no escopo de ações de internacionalização, a partir da parceria com o PPG-Letras da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, é importante destacar que no ano de 2020, 10 alunos, entre mestrandos e doutorandos, participaram como alunos especiais das seguintes disciplinas ofertadas, de forma remota, pelo referido PPG:
Foundations in Literary Studies Through Everyday Life Representations, ministrado pela Profa. Dra. Adina Balint (University of Winnipeg/Canadá).
Análise do Discurso: Pressupostos Teórico-Metodológicos, ministrado pelo Prof. Dr. Dominique Maingueneau (Universidade de Paris IV, Paris-Sorbonne).
Durante os meses de setembro a outubro de 2020, inserido no âmbito do Programa de Extensão Margens e Fronteiras Móveis, o Prof. Luis Lopes Herrera, ministrou o curso “Poética de la liberación”, com 30 vagas, de forma remota, desde Quebec, Canadá, para discentes, docentes do PPGLI e comunidade externa à Ufac. O referido programa de extensão, coordenador pelo Prof. Dr. Gerson Albuquerque tem permitido ainda o intercâmbio de pesquisas com a participação de professores estrangeiros convidados para os Seminários Abertos promovidos ao longo do ano de 2020, com transmissão ao vivo pelo Canal do Ceprodoc no Youtube e pelo Facebook do PPGLI. Dentre as principais participações de convidados do exterior, se destacam: Seminário Aberto: Eu não consigo respirar”, com Ana Pizarro (Universidad de Santiago de Chile), Rosa Acevedo (Universidade Federal do Pará), Gersem Baniwa (Universidade Federal do Amazonas), Bebel Nepomuceno (Universidade Federal do ABC); Seminário Aberto: Literatura em tempos de crises, com Albino Chacón (Universidade Nacional da Costa Rica) e Temas e problemas da literatura latino-americana contemporânea, com o mesmo convidado.
ENCONTROS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS INTERNACIONAIS
Uma articulação entre ações de internacionalização, inserção e visibilidade do programa têm ocorrido de forma unificada especialmente na realização de encontros acadêmico-científicos da área envolvendo redes nacionais e internacionais de pesquisa, dos quais têm resultado uma série de produtos técnicos e bibliográficos.
Abaixo, encontram-se descritos os principais eventos internacionais realizados pelo PPGLI no quadriênio.
XIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana
Campus da Universidade Federal do Acre
6 a 11 de agosto de 2018
Durante os dias 06 e 11 de agosto de 2018, ocorreu na cidade de Rio Branco – Acre, a XIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre e financiada pela Capes e CNPq. O evento, que é itinerante, contou com a participação de centenas de pesquisadores de todas as regiões do país, bem como participantes de outros países do continente americano e europeu. No total, foram 800 participantes entre discentes, docentes e comunidade externa, incluindo professores de Educação Básica. O evento marcou também a reunião do Secretariado JALLA, que reúne-se a cada dois anos em um país do continente para apresentar suas reflexões sobre temas da literatura latinoamericana, são eles: Albino Chacón – Universidad Nacional de Costa Rica; Carlos García Bedoya Maguiña – Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru; Elizabeth Monastérios – University of Pittsburgh, EUA; Enrique Rozas Paravicino – Universidad Nacional de San Antonio, Abad del Cusco, Peru; Fernando Moreno – Universidad de Poitiers, França; Gilbert Shang Ndi – Universidad de los Andes, Colômbia; Guillermo Mariaca – Universidad Mayor de San Andrés, Bolívia; José Javier Maristany, Universidad Nacional de La Pampa / Universidad Nacional de San Martín, Argentina; Livia Reis Teixeira, Universidade Federal Fluminense, Brasil; Marcia Paraquett, Universidade Federal da Bahia, Brasil; Marco Thomas Bosshard, Europa-Universität Flensburg, Alemanha; Mauricio Hugo Ostria González, Universidad de Concepción, Chile; Martin Lienhard, Universidade de Zurique – Suíça / Pontifícia Universidad Católica del Perú; Riccardo Badini, Università di Cagliari, Itália; Ulises Juan Zevallos-Aguilar, Ohio State University, EUA; Werner Mackenbach – Universidad Nacional de Costa Rica e Gerson Rodrigues de Albuquerque – Universidade Federal do Acre, Brasil.
XIV Congresso Linguagens e Identidades Amazônicas
Campus da Universidade Federal do Acre
26 a 27 de novembro de 2020
O XIV Congresso Linguagens e Identidades Amazônicas, realizado de 26 a 27 de novembro de 2020, pelo PPGLI da Ufac, ocorreu de forma remota devido à pandemia de COVID-19. O evento centrou sua temática no contexto específico da pandemia e todas as consequências advindas dela. A transmissão on-line foi feita tanto pelo Canal do Ceprodoc no Youtube quanto pela página do Facebook do PPGLI. As conferências e sessões temáticas podem ser acessadas nos links abaixo:
Mesa Temática: Cartografias de um genocídio secular: as violências contra povos indígenas na era do “brasil acima de tudo, deus acima de todos” https://youtu.be/J59LRP28p5M
Ninawa Huni Kui (Coordenador da Federação do Povo Huni Kui do Acre – FEPHAC), Lindomar Padilha (Cimi/Acre), Ivanilda Torres dos Santos (Coordenadora do Cimi Regional Amazônia Ocidental), Antonio Apurinã (Liderança indígena)
Mesa Temática: Ensino remoto emergencial: aulas sem classe e retóricas privatizantes https://youtu.be/oQe6CLumENE
Eblin Farage (UFF) e Luis Bonilla-Molina (Centro Internacional de Investigaciones Otras Voces en Educación – Clacso)
Conferência: A palavra como luto e como luta https://youtu.be/OmmNdkmOdXQ
Durval Muniz de Albuquerque Júnior (UFPE/UFRN)
XIX Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana de Estudantes
Campus da Universidade Federal do Acre
7 a 9 de outubro de 2020
A XIX Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana de Estudantes foi organizada pelo PPGLI da Ufac de forma remota durante os dias 7 a 9 de outubro de 2020, em plena pandemia de COVID-19. Com o tema “Diversidade latinoamericana: encontros e desencontros, perspectivas para o século XXI”, o evento reuniu pesquisadores de todas as regiões do Brasil e de países do continente, seja compondo a programação principal, seja na forma de comunicadores orais. De um total de 421 inscritos, 146 pessoas, ou seja, 34,7% eram discentes de pós-graduação.
PUBLICAÇÃO DE COLETÂNEAS COM TEXTOS EM DIFERENTES IDIOMAS
Durante o quadriênio, docentes e discentes do PPGLI publicaram artigos em periódicos de circulação internacional. Dentre eles, destacam-se:
Reflexões sobre autoria e mercado de arte em “O Museu Darbot”, de Victor Giudice, de autoria do docente do PPGLI Yvonélio Nery Ferreira e Marília Simari Crozara. Nueva Revista del Pacífico. Link de acesso: https://bit.ly/3vQvg8B
“Experimental” Music Practice and/or Self-Determination Politics: A Sicilian Diasporic Perspective, de autoria do docente do PPGLI Marcello Messina. Claves. Link de acesso: https://bit.ly/3c6XdAO
‘Quando escrivo devo essere sincero con me stesso’: intervista con Carmine Maresca, de autoria do docente do PPGLI Marcello Messina. Claves. Link de acesso: https://bit.ly/2RPvEFz
Blockchain and Smart Contracts: Capital’s Latest Attempts to Seize Life on Earth, autoria do doutorando do PPGLI Michael Franz Schmidlehner. WRM Bulletin. Link de acesso: https://bit.ly/2SNfXys
Confluencia, de autoria do docente do PPGLI Yvonélio Nery Ferreira e Daiana Nascimento dos Santos. Revista Hispánica de Cultura y Literatura 2328-6962. University of Northern Colorado. Link de acesso: https://bit.ly/2TuHk0S
Interpretextos, de autoria do docente do PPGLI Yvonélio Nery Ferreira. Revista Semestral de Creación y Divulgación de las Humanidades. Editora da Universidad de Colima. Link de acesso: https://bit.ly/2R9MZIX