livro-kelen-gleysseA acreana Kelen Gleysse Maia lançará seu segundo livro intitulado Nas fronteiras da “terra prometida”: trajetórias de trabalhadores rurais do Alto Acre, no dia 10 de novembro as 19h30 no Simpósio Linguagens e Identidades que acontece na Ufac.

O livro, editado pela EDITORA IFAC, é uma adaptação de sua dissertação de conclusão do Mestrado em Letras da Universidade Federal do Acre. É financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do município de Rio Branco, e conta com o patrocínio da Uninorte, o Apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, e também com o apoio do SESC/Acre.

No texto, a autora traz algumas discussões sobre linguagem e identidade, além de outros conceitos abordados pelos Estudos Culturais. Entender como são construídas as identidades de homens e mulheres em meio às trajetórias vividas na fronteira entre Brasil e Bolívia é um desafio inesgotável, por isso fez um recorte no tempo, analisando esse processo entre os anos de 2002 a 2006. “Nesse espaço de deslocamento, eu observei sujeitos diversos chamados de “brasivianos” e “biscateiros”. Mas quem são eles? Como e onde surgiu o discurso que afirmam essas expressões? Diante dessas e de outras questões, discuto os conceitos de identidades, fronteira, nação e pátria, e abordo alguns dos problemas enfrentados por esses sujeitos em trânsito. Nesse percurso múltiplo, descobri não somente acerca do outro em sua pluralidade, mas sobre eu mesma”, enfatiza Kelen.

Escritora acreana lança livro sobre trabalhadores rurais do Alto Acre e seus deslocamentos entre Brasil e Bolívia