Iniciam atividades do 10º Simpósio de Linguagens e Identidade na Ufac

Em sua décima edição, o simpósio traz como tema, “Trânsitos pós-coloniais e descolonialidade de saberes e sentidos”

O Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Identidade da Universidade Federal do Acre (Ufac) deu início nesta segunda-feira, 7, no hall do auditório da Pós-graduação, às atividades do 10º Simpósio de Linguagens e Identidade da/na Amazônia Sul-Ocidental e o 8º Colóquio Internacional “As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas Pan-Amazônica.

Em sua décima edição, o simpósio traz como tema, “Trânsitos pós-coloniais e descolonialidade de saberes e sentidos”, cujo objetivo é reafirmar a necessidade do pensamento e da reflexão como elemento chave para problematizar conceitos cristalizados e marcados pela colonização que permeiam o seio da sociedade.

Para a integrante do Conselho de Missões entre Povos Indígenas (COMIN), Ana Patrícia Chaves, o Simpósio se desenvolve em torno das pluralidades, práticas e saberes dos povos da floresta, fronteiras e comunidades indígenas, sendo uma oportunidade para quebrar preconceitos e adquirir mais conhecimentos acerca de todos os saberes.

De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade e um dos coordenadores do evento, Gerson Albuquerque, o objetivo do evento é manter o espaço de intercâmbio de saberes entre alunos (graduação e pós-graduação), professores, comunidade científica e a sociedade. “O simpósio é um lugar de encontro, intercâmbio, saberes diferenciados. As experiências desses encontros e os debates que eles geram são as maiores conquistas do evento”, disse Albuquerque.

O Simpósio Linguagens e Identidades vem se consolidado, ao longo desses dez anos, como um dos espaços de discussões, debates e divulgação de pesquisas realizadas na região amazônica. A abrangência internacional possibilita encontros e intercâmbios com pesquisadores de distintas instituições no cenário nacional e internacional.

Com aproximadamente 500 trabalhos acadêmicos inscritos, sendo 321 comunicações orais em Grupos de Trabalho e 155 comunicações orais em Sessões Livres; 14 minicursos e 7 oficinas, evento é gratuito e acontece até 11 de novembro de 2016, no Hall do Bloco da Pós-Graduação da Ufac.

Postado em 7/11/2016.

%d blogueiros gostam disto: