O Seminário proposto está incorporado à disciplina ‘Culturas e identidades em narrativas amazônicas e indígenas’, ministrada no PPG de Letras: linguagem e identidade da Universidade Federal do Acre. Possui como objetivo proporcionar aos pós-graduandos um compartilhamento de pesquisas e experiências realizadas por professores doutores e escritores sobre as narrativas amazônicas e indígenas. Narrativas essas que não se limitam ao literário, mas que abarcam as histórias de mulheres professoras, de mulheres indígenas, de narrativas históricas. Conhecer a diversidade desse espaço híbrido que é a Amazônia por meio de narrativas em que a cultura e a identidade, amazônicas e indígenas, são problematizadas é uma oportunidade de nos identificarmos e nos reconhecermos como sujeitos das Amazônias.
Seminário de Culturas e Identidades em narrativas amazônicas e indígenas – PPGLI acontecerá dias 17/10, 31/10, 07/11, 14/11 e 21/11.
O primeiro encontro será com a Doutora pesquisadora Lívia Penedo Jacob, dia 17 de outubro. A sua fala será sobre: As duras penas: o índio na literatura e a literatura indígena.
O segundo encontro será com a Doutoranda Adriana de Sá Marques, dia 24 de outubro. A sua fala será sobre: A cultura amazônica em Seringal, de Miguel Ferrante.
O terceiro encontro será com o escritor Nicodemos Sena, dia 31 de outubro. A sua fala será sobre: Amazônia: decolonizar é preciso.
O quarto encontro será com a Profa. Dra. Sonia Gomes Sampaio, dia 07 de novembro. A sua fala será sobre: Da Estrada de Ferro Madeira Mamoré ao Vale do Jamari: memórias e fazeres de professores.
O quinto encontro será com o Prof. Doutorando Eulisson Nogueira, dia 14 de novembro. A sua fala será sobre: Travessias identitárias e culturas amazônicas nos romances hatounianos.
E o último encontro acontecerá com a Profa. Doutoranda Márcia Kambeba, dia 21 de novembro. A sua fala será sobre: Da oralidade à Literatura contemporânea.
Todos os convidados apresentarão suas falas via meet na Sala 2 do Bloco dos Mestrados das 16h às 17h. E haverá 30 minutos para debate.
O Seminário é presencial.
Número de vagas: 20
A garantia à vaga será por ordem de inscrição.
Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/59dmVrDJ8JGS7P2FA