O intenso trabalho realizado entre os anos de 2013-2016, fruto do compromisso de discentes, docentes e corpo técnico do PPGLI da Ufac, tem rendido excelentes resultados ao longo dos anos seguintes, como a elevação das notas de 03 para 04 junto à Capes, a criação e abertura do curso de doutorado e, mais recentemente, a nova elevação da nota de 04 para 05, na última avaliação correspondente ao quadriênio 2017-2020.
Seguindo a linha de excelentes resultados, a primeira tese defendida no PPGLI ocorreu na quinta, 15, e significou a “virada de página na história de nosso Programa”, afirmou o Coordenador do PPGLI, Gerson Albuquerque. O primeiro doutor titulado pelo PPGLI é o Prof. Raildo Barbosa Brito, que também é professor da Ufac, vinculado ao Centro de Educação, Letras e Artes e atua junto ao Curso de Música na instituição.
A defesa de tese do agora recém doutor, Raildo Brito, realizou-se após 44 meses do início do curso, isto é 04 meses antes do prazo regular, tornando ainda mais significativo este momento que passa agora a figurar como marco na história do PPGLI na Ufac.
A tese, intitulada “Narrativas (En)cantadas: análise dos discursos verbo-musicais de um senário de canções do Festival Acreano de Música Popular – FAMP”, se propôs a partir da Análise do Discurso Crítica e da análise verbo-musical compreender os processos sociohistóricos que permearam a produção das canções Paxiúba (Manoel Barros), Estrela Cadente (Pia Vila, Beto Brasiliense e Chico Pop), João Seringueiro (Francisco Augusto Vieira Nunes), Caro John (João Veras e Heloy de Castro), Tempo Bom (José Cleuber e Leonardo Noronha) e 20 anos sem Chico (Antônio Rocha).
Participaram da Banca Examinadora o Prof. Dr. Francisco Bento da Silva (UFAC) – Orientador/Presidente, o Prof. Dr. Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja (UFPA) – Examinador Externo, o Prof. Dr. Luciano Hercilio Alves Souto (UEA) – Examinador Externo, o Prof. Dr. Francisco Aquinei Timóteo Queirós (UFAC) – Examinador Interno, o Prof. Dr. Marcello Messina (UFAC/UFPB) – Examinador Interno, o Prof. Dr. Hélio Rodrigues da Rocha (UFAC/UNIR) – Suplente e o Prof. Dr. Miguel Nenevé (UFAC/UNIR) – Suplente.
A defesa ocorreu através de transmissão on-line por meio do Canal Ceprodoc no Youtube e contou com o apoio do Núcleo de Apoio à Inclusão da Ufac com a presença dos Tradutores e Intérpretes de Linguagem de Sinais Sônia França e Victor Hugo.
Em 2023, sob coordenação da Profa. Queila Lopes, o PPGLI entra em uma nova fase, já consolidado no âmbito da pós-graduação na Ufac, e contará com muitas outras defesas de teses e novos doutores em Letras: Linguagem e Identidade, cuja atuação acadêmica e profissional impactam diretamente na qualidade do ensino superior no estado e na Amazônia.