A partir desta segunda-feira (12/9), a Capes está publicando, oficialmente, o resultado preliminar da avaliação dos programas de pós-graduação de todo o país na quadrienal 2017-2020. Nessa avaliação, o Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Ufac alcançou o conceito Muito Bom, com a nota 5, que indica sua consolidação no âmbito do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

Esse desempenho é resultado de muitos fatores, a começar pela mudança de postura assumida pelo Colegiado do Programa desde o ano de 2013, acompanhando de perto as orientações dos documentos da Área Linguística e Literatura, passando pela implementação de um conjunto de ações: ajustes na estrutura curricular, definição de normas claras de credenciamento e descredenciamento de docentes, revisão nos processos de ingresso, acompanhamento sistemático de discentes, cumprimento de prazos, princípios éticos e boas práticas na pesquisa, ampliação da produção de docentes e discentes, entre outras que contou com o apoio institucional, por meio da Propeg, garantindo a viabilização de demandas e a melhoria da estrutura para funcionamento do Programa.

Um dos pontos de destaque na avaliação é a identidade do PPGLI voltada para a formação de profissionais qualificados para a docência no ensino superior e para a produção de pesquisas científicas com foco prioritário nas diferentes realidades sociais dos mundos amazônicos e pan-amazônicos e suas diversidades linguísticas, étnicas, culturais e identitárias. Sem perder de vista, sua posição estratégica em espaços/tempos da Amazônia Sul-Ocidental, o Programa intensificou parcerias em nível regional, nacional e internacional, com ações de pesquisa, ensino e extensão, realizando ainda uma série de importantes eventos e fazendo com que a Ufac se tornasse um ponto de referência em discussões teórico-metodológicas e outras temáticas candentes da atualidade. No que diz respeito às políticas de inclusão, desde o ano de 2013, o PPGLI tem assegurado reserva de vagas para pessoas indígenas, pessoas pretas e pessoas com deficiência, como forma de contribuir com o estabelecimento de uma política institucional para assegurar o ingresso e a permanência de discentes cotistas.

Não por acaso, na avaliação da quadrienal 2013-2016, o PPGLI alcançou o conceito Bom, passando da nota 3 para a nota 4. No ano de 2018, veio a aprovação da proposta do doutorado e agora, como resultado da avaliação 2017-2020, o conceito Muito Bom, com a nota 5, que sinaliza não apenas a justeza das mudanças operadas anteriormente, mas a abnegação, a confiança e o envolvimento de mestrando(a)s, doutorando(a)s, corpo técnico-administrativo, docentes e egressos na proposta do Programa e em sua consolidação.

PPGLI da Ufac obtém nota 5 na avaliação quadrienal 2017-2020