Na tarde de quarta-feira, 1° de dezembro, a aluna mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre (Ufac), Ana Beatriz Santos dos Anjos, realizou a defesa de dissertação intitulada Representações do feminino em Terra Caída, de José Potyguara, e  A Confissão da Leoa, de Mia Couto: uma análise comparada e feminista. A apresentação da defesa da mestranda, realizada às 14h (horário local), está disponível por meio link https://www.youtube.com/watch?v=T3NSUAuamE4 

A apresentação contou com a banca avaliadora composta pelos examinadores internos, a professora Dra. Marta Júlia Martins da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e do Professor Dr. Miguel Nenené, membro interino do PPGLI da Ufac e docente aposentado da Universidade Federal de Roraima (Unir), além da presença do Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do PPGLI, Dr. Yvonélio Nery Ferreira, orientador da mestranda.

Segundo a Ana Beatriz dos Anjos, o objetivo da sua pesquisa era analisar as representações do feminino, que surgem em duas narrativas literárias do gênero textual romance, utilizadas como objeto de estudo. A primeira análise foi do romance Terra Caída, no qual fala sobre a Amazônia Acreana no período do segundo ciclo da borracha, ocorrido no final do século XIX e início do século XX. A segunda obra analisada, A Confissão da Leoa,  traz a narrativa moçambicana, de Mia Couto, e trata sobre o período pós-independência colonial, em 1975, época em que Moçambique entra em uma sucessiva guerra civil.

Como aporte teórico, Ana Beatriz dos Santos fez uso da perspectiva fornecida “pela Crítica Literária Feminista (CLF) e pelo comparatismo solidário”, relatou em sua exposição inicial. 

Foto: Plataforma do Youtube

Dessa forma, as narrativas foram organizadas em seis categorias sendo elas: Representação do silenciada do feminino, representação objetivada do corpo feminino, representação deística do feminino, representação da negação da identidade da mulher, representação do feminino que não reforma dentro dos padrões de gênero patriarcais e representação felina do feminino. 

 Após a apresentação da dissertação pública, realizada pela aluna como critério de obtenção do título de mestre em Letras, foi feita a leitura da ata pelo professor orientador, da decisão de aprovação da aluna Ana Beatriz Santos dos Anjos, feita pelos examinadores presentes. 

“Eu dedico essa pesquisa a minha mãe, que sempre ensinou que minha voz era importante e deveria ser exercitada, ocupando os espaços. Agradeço, também, ao meu pai e esposo que me deram suporte na pesquisa, bem como as figuras femininas da minha família, mulheres fortes e encorajadoras. Muito obrigado a todos que me ajudaram nessa rede de apoio. Sigamos como amantes da literatura.” finalizou a discente. 

Na tarde do dia 1º de dezembro, mestranda Ana Beatriz dos Santos realiza apresentação de defesa da dissertação