Coordenadores de Programas de Pós-Graduação e representantes de Associações da Comunidade Científica Brasileira, tornam público a divulgação da carta aberta em defesa da avaliação da qualidade de Pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A carta é resultado de audiências públicas e de reuniões entre representantes da Câmara dos Deputados Federais e instituições e associações de pesquisa.

Segundo encaminhamentos da carta, a iniciativa tem por objetivo expressar a defesa da pós-graduação no Brasil com a continuidade da avaliação referente ao quadriênio 2017-2020, suspensa por decisão judicial, bem como reivindica a definição do Plano Nacional de Pós-Graduação para 2021-2030 e a organização do quadriênio atual. Além disso, a publicação defende, ainda, a necessidade de prorrogação dos mandatos dos coordenadores eleitos para condução da avaliação quadrienal.

Durante as reuniões e audiências públicas, que contou com o apoio dos representantes das associações, foi solicitado uma reunião entre os deputados apoiadores da causa e os procuradores do Ministério Público Federal, por meio do encaminhamento de ofício. Para apoiar a defesa da avaliação quadrienal da pós-graduação pela Capes, acesse e preencha o formulário eletrônico disponível aqui.

Divulgada carta aberta em defesa da avaliação da qualidade da pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)