A professora do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) e do curso de Jornalismo da Ufac, Francielle Maria Modesto Mendes, participou do podcast Guilhotina (https://diplomatique.org.br/guilhotina-126-fabiana-moraes-e-francielle-mendes/), do Le Monde Diplomatique Brasil. No podcast foram discutidas questões que abordam os debates interseccionais nos meios de comunicação, a participação do jornalismo na normatização da sociedade e seu papel na construção de uma (falsa) universalidade.
Apresentado por Bianca Pyl e Luís Brasilino, o programa debateu o livro “Pesquisa em comunicação: jornalismo, raça e gênero” (https://bit.ly/3iFPtbN), organizado por Francielle Modesto, Aquinei Timóteo e Wagner Costa. O e-book foi lançado em fevereiro pela editora do Núcleo de Estudos das Culturas Amazônicas e Pan-Amazônicas (Nepan).
Além de Francielle Modesto, o podcast contou com a participação da professora Fabiana Moraes, autora de um dos capítulos do livro. A obra “Pesquisa em comunicação: jornalismo, raça e gênero” articula raça e gênero com o cinema, a telenovela, o jornalismo impresso e televisivo, o colunismo social e o funk.
Sobre as autoras
Fabiana é professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco, jornalista e doutora em Sociologia, com pesquisas acadêmicas e reportagens voltadas para a questão da hierarquização social com foco na invisibilidade de grupos vulneráveis. É vencedora de três prêmios Esso e autora de cinco livros, dentre eles “O nascimento de Joicy”.
Francielle possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e em Letras Inglês, mestrado em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre, doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e é professora do curso de graduação em Jornalismo, do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade e do Programa de Mestrado Profissional em História da Universidade Federal do Acre (UFAC), editora da Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura e líder do grupo de pesquisa Mídias, imaginário e representação: uma cartografia das Amazônias (Mirca).