Alunos e professores do Mestrado em Letras da Ufac são convidados para participar de Seminário promovido pela Universidad para El desarollo Andino – UDEA

Lircay - Seminario Rural 04-05-17 (17).JPGEntre os dias 03 e 07 de julho de 2017, um grupo de alunos e professores do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade esteve nas cidades de Lima e Lircay, no Peru, para participar do I Seminário Internacional de Educacion Rural promovido pela Universidad para El desarollo Andino – UDEA. O convite partiu desta universidade, a única do Peru que possui uma proposta curricular bilíngüe (Espanhol e Quéchua) e atua na região de Huancavelica, província de Angaraes, oferecendo cursos de Ciências Agrárias, Educação Bilíngüe e Engenharia de Informática no âmbito da graduação.

Participaram do evento os professores Francisco Bento da Silva (coordenador do PPGLI); Marcello Messina (professor colaborador e bolsista PNPD); Teresa di Somma (mestranda do PPGLI) e Jesús José Diez Canseco Carranza (mestrando PPGLI e bolsista PAEC/OEA). Todos os participantes da UFAC apresentaram comunicações no evento realizado pela UDEA, conforme os títulos a seguir: Experiencia del Acre en la implementacion de uma política de Educacion Rural (Francisco Bento);   Practica artística como investigacion a nível (pré/post) doctoral: desafios e implicâncias políticas (Marcello Messina); El método Montessori en una escuela de Berlín y clases de italiano para extranjeros en la plaza del mercado de Turín: dos experiencias de enseñanza alternativa (Teresa Di Somma) e  El método de enseñanza: aprendizaje-servicio como forma extra-aúlica de consolidación de conocimientos (Jesús José Diez Canseco Carranza).

Alem dos convidados da UFAC, participaram do referido evento professores e alunos de pós-graduação da UNESP, USP e UFPA.  Ao final do evento, foi discutida a realização do II Seminário de Educacion Rural, que ocorrerá em maio de 2018, em Lircay, e que buscará ampliar a participação de profissional de varias áreas que trabalham com a temática agrária: sociólogos, geógrafos, pedagogos, antropólogos, agrônomos, lingüistas e historiadores.

Em reuniões administrativas com a direção da UDEA, nas pessoas de Yuri Kitsutani (Diretora de Programas), Juan Pablo de la Guerra (Diretor Executivo) e Javier Rodriguez (Diretor Acadêmico),  os professores Valdir Barzotto (USP), Thomas Massao Fairchild (UFPA) e Francisco Bento da Silva (UFAC) participaram de discussões sobre a criação de uma revista acadêmica para aquela instituição, um convênio mútuo entre as instituições para desenvolvimento de suas internacionalizações. Por fim, avaliaram a proposta de implantação de um Mestrado em Educação na UDEA a ser implementado em breve.

Lima - Equipe UDEA 03-07-17 (1).JPGA direção da UDEA se mostrou bastante interessada em receber alunos de graduação, pós-graduação e professores brasileiros para atividades variadas naquela instituição. Desde cursos de extensão, estágio docente, palestras, oferta de disciplinas e demais intercâmbios. Visando fortalecer esse projeto, a UDEA conta na cidade de Lircay com uma infraestrutura de alojamento para receber os visitantes no período em que lá estiverem desenvolvendo suas atividades acadêmicas.

%d blogueiros gostam disto: