Durante o Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, realizado no Campus sede da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, um grupo de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade que atuam no Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, apresentaram comunicações orais e, na oportunidade, se reuniram com o coordenador do curso, Gerson Albuquerque, e demais professores do mestrado.
Segundo Raelisson do Nascimento, integrante do grupo, a reunião teve como objetivo tratar de questões estratégicas do curso: “Manter esse diálogo com o coordenador do mestrado é fundamental para o bom andamento do nosso curso e principalmente para ficarmos por dentro de tudo que acontece no âmbito da pesquisa”, explica.
O mestrando lembrou ainda que a assistência da coordenação do mestrado, mesmo que à distância tem contribuído para elevar a qualidade do curso. “Apesar de estarmos estudando em Cruzeiro do Sul, nossas solicitações sempre foram atendidas e isso faz toda a diferença”, ressalta.
Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, Prof. Dr. Josimar Batista, a adesão do Mestrado em Letras à política institucional de qualificação de seu quadro por meio Programa de Apoio à Qualificação em Pós-Graduação de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos (PAQDT) e Políticas Afirmativas (indígenas) Campus da UFAC, em Cruzeiro do Sul – Acre, foi muito importante. “Estamos qualificando um quadro significativo de servidores do campus Floresta, melhorando o desempenho funcional e avançando no crescimento dos índices de avaliação institucional relativos à pesquisa na universidade”, afirmou o Pró-Reitor.
Participaram do Simpósio 18 alunos do mestrado que atuam em Cruzeiro do Sul e 11 deles fizeram apresentações de pesquisas, em sessões de comunicação livres e Grupos de Trabalho.
O Simpósio Linguagens e Identidades foi realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), campus de Rio Branco, de 7 a 11 de novembro. Contou com a participação de graduandos e pós-graduandos de todas as regiões brasileiras.