UFAC sediará XIII JALLA, em 2018

Guillermo Mariaca anuncia JALLA UFAC em 2018

Guillermo Mariaca anuncia JALLA UFAC em 2018

No ano de 1993, na cidade de La Paz, Bolívia, foi realizado o I Congresso das Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana – JALLA. Desde então as jornadas percorreram distintas instituições, cidades e países no continente americano: Tucumán, Argentina (1995); Quito, Equador (1997); Cusco, Perú (1999); Santiago do Chile (2001); Lima, Perú (2004); Bogotá, Colômbia (2006); Santiago do Chile (2008); Niterói, Brasil (2010); Cali, Colômbia (2012); Heredia, Costa Rica (2014) e La Paz, Bolivia (2016), cuja cerimônia de encerramento aconteceu no último dia 12 de agosto, na histórica Universidad Mayor de San Andrés (UMSA).

Em 2018, nos marcos dos 25 anos das Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana, este que é o mais importante evento de literatura em nível de continente americano, terá como sede a Universidade Federal do Acre (UFAC), por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI), com o integral apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG). A comunicação oficial sobre a decisão de realizar o congresso XIII JALLA na Amazônia acreana foi feita pelo Professor Dr. Guillermo Mariaca, que presidiu o evento em La Paz, após decisão unânime de todos os Secretários JALLA ali presentes.

Desse modo, o congresso JALLA 2018 será presidido pelo Professor. Dr. Gerson Albuquerque (UFAC), que ao lado das professoras doutoras Lívia Reis (UFF) e Márcia Paraquett (UFBA) representam o Brasil no Secretariado das Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana. Esta é a segunda vez que o congresso JALLA acontece no Brasil e a primeira vez na Amazônia, uma macro-região caracterizada pela presença da Floresta Amazônica, que perpassa nove países (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Colômbia, Guianas, Suriname e Guianas Francesas).

Para a delegação de professores e alunos do PPGLI, que participou do JALLA, em La Paz, a realização do próximo encontro no Câmpus da UFAC é motivo de muita honra e responsabilidade, especialmente, levando em consideração o legado desse congresso e o seu papel histórico enquanto espaço de congregação de importantes intelectuais comprometidos com os estudos literários latinoamericanos, com a formulação teórica e o intercâmbio de saberes e conhecimentos de natureza interdisciplinar.

UFAC no JALLA.JPG

Delegação da Universidade Federal do Acre no JALLA 2016

%d blogueiros gostam disto: