FeiraNo período de 27 de maio a 06 de junho, ocorre na cidade de Belém – PA  a XX Feira Pan Amazônica do Livro que homenageará neste ano a escritora Amarilis Tupiassu.

Como parte da programação da feira, composta por dezenas de oficinas, palestras e encontros literários que contam com escritores como Ziraldo e Jorge Mautner, acontecerá nos dias 02 e 03 o Seminário PAN-AMAZÔNIA E ÁFRICAS: TERRAS [DES]COLONIZADAS, cujo conferencista de abertura é o Prof. Dr. Gerson Rodrigues de Albuquerque, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Ufac.

Com o tema DESCOLONIZAÇÃO DA PAN-AMAZÔNIA E DE ÁFRICA: PROJETO INCONCLUSO, o professor pontua que suas reflexões nesse campo tem circulado ao longo dos quase 10 anos de realização do Simpósio Linguagens e Identidades e do Colóquio Internacional “As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia”.

“O debate sobre as questões que são comuns às muitas amazônias e às muitas áfricas presentes no continente americano e os seus processos de colonização e decolonização tem se materializado nesses dois eventos e, mais recentemente, em um livro organizado pela Profa. Ana Pizarro (Universidade do Chile), publicado pela Fondo de Cultura Económica”, comenta Albuquerque.

Para o professor, a sua participação como conferencista de abertura do seminário reflete a circularidade e centralidade das reflexões produzidas nessa parte da amazônia acreana, em constante (des)articulação com outras partes do continente americano e africano.

O segundo dia do seminário contará com três mesas que debaterão sobre literatura, modernidade, africanidade, exílio, dentre outros temas.

DIA 03/06

Mesa I: LITERATURA E COLONIALIDADE. Debatedora: Luis Heleno Montoril (UFPA) Rodrigo de Souza Wanzeler (UFPA), Marinilce Oliveira Coelho (UFPA)

Mesa II: LITERATURA E INFLEXÃO IRREDUTÍVEL DA MODERNIDADE: PAN-AMAZÔNIA E ÁFRICA. Debatedora e Mediadora: Rosa E. Acevedo Marin, Mayara Ribeiro Guimarães (UFPA) e Raphaela Servius-Harmois (GUIANA FRANCESA)

Mesa III: LITERATURA DO EXÍLIO, DO APATRIDA, DO REFUGIADO. Debatedora: Agenor Sarraf Pacheco (SECULT/UFPA) Ernani Pinheiro Chaves (UFPA) Celso Antonio Coelho Vaz (UFPA)

A programação completa do Seminário pode ser acessada aqui: Programação UNAMAZ -2016

Sobre a Feira

A partir de sua quinta edição, a Feira Pan Amazônica do Livro, além de homenagear um escritor, passou também a escolher um país para celebrar. E de lá para cá, cerca de 11 nações já estiveram nessa condição. Para comemorar, os 20 anos do evento, no entanto, a organização resolveu reverenciar o planeta Terra, representando o país de todos.

O secretário de Cultura, Paulo Chaves explica que a homenagem tem a intenção de chamar a atenção dos convidados e frequentadores da feira para questões que superam as fronteiras físicas dos países. “Ao longo de diversas edições, tivemos vários países homenageados como Portugal, Argentina, Peru e Itália, entre outros. Este ano, escolhemos homenagear o país de todos nós, a Terra, onde procuramos focar os principais temas nessa direção, no sentido de termos uma convivência pacífica e harmoniosa em todo o planeta, respeitando-se as diferenças e, particularmente, o meio ambiente”, ressalta.

A escolha contou com o apoio das pessoas envolvidas no evento, com a escritora homenageada da XX Feira Pan Amazônica do Livro, Amarilis Tupiassu. “Ela abre as portas para muitas discussões: migração, genocídio, campos de refugiados, etc. A Terra corre perigo em várias instâncias, você homenageia, mas também puxa discussão para alertar, no sentido de salvar. Então é um tema muito rico”, avalia.

Informações retiradas da página oficial do evento www.feiradolivro.pa.gov.br

 

 

 

Coordenador da Pós-graduação em Letras da Ufac é conferencista de abertura em Seminário da XX Feira Pan Amazônica do Livro