Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Vilhena – RO

A missão do Seminário de Estudos Linguísticos e Literários de Vilhena é estimular a produção e a socialização do conhecimento, fomentando e valorizando a cultura da especialização acadêmica na região norte.

São duas as matrizes do evento, postas sempre de modo interdisciplinar: as discussões acerca da linguística e seus desmembramentos e as reflexões concernentes aos estudos literários e artísticos. Dá-se também importância, a fim de atender o anseio formativo dos professores da rede pública, às relações acerca desses temas (linguística, letras e artes) com a educação  e o exercício do magistério do ensino fundamental e médio.

Sendo o seu objetivo principal contribuir com a educação e com a formação de professores, e tendo se consolidado como evento dessa natureza em Rondônia e região, o Sell adquiriu o traço pluritemático que o define. A 20ª edição do evento, sem descurar dessa tradição, e seguindo a trilha que se abriu com a criação dos cursos de mestrado em Letras e em Estudos Literários, prossegue a reorganização de sua estrutura e temática. Mantém-se, contudo, o propósito de catalisar o anseio de formação acadêmica, transformando-o em ação educativa, além de testar, afirmar e consolidar as linhas de investigação dos estudos de Letras na Unir e estimular a interação entre graduação e pós-graduação.

Tema do XX SELL

A hiperespecialização nas ciências humanas cumpriu o papel de superar ora a indulgência ora a racionalidade de viés inflexível que durante longos períodos imperou nos estudos da linguagem, obliterando avanços na crítica literária. A hiperespecialização, contudo, trouxe consigo a parcelização do saber, numa complexa disputa e coexistência entre teorias, que coincide com a perda da centralidade da cultura. Nas artes, parece coincidir com a crise do estilo, que indicia tanto uma nova relação entre natureza, valor e forma, como a reconfiguração da crítica.

Inscrições: http://sellunir.wix.com/xxsell

%d blogueiros gostam disto: