Professsores do PPGLI marcam presença no Congresso da ABRALIC 2015

Quatro professores do PPGLI participaram com apresentações de trabalhos do XIV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABRALIC, cujo tema deste ano foi “Fluxos e correntes: trânsitos e traduções literárias”.

O evento ocorreu na cidade de Belém, entre os dias 26 de junho e 03 de julho. Em sua programação, o congresso da ABRALIC contou com a participação da Profa. Dra. Ana Pizzaro (Universidade do Chile), do Prof. Dr. Roger Chartier (Collège de France), Prof. Dr. João Cezar de Castro Rocha (UERJ), Profa. Dra. Marisa Lajolo (Mackenzie), dentre outros.

Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro

Também participou como convidado, o Prof. Dr. João Carlos de Souza Ribeiro, do PPGLI-UFAC, que compôs a mesa-redonda sobre o tema “Poesia Contemporânea”, ao lado da Profa. Dra. Ida Alves (UFF).

As produções dos demais professores do PPGLI foram apresentadas em Simpósios Temáticos que abordavam diferentes temas. O Prof. Dr. Gerson Rodrigues de Albuquerque, coordenador do PPGLI-UFAC, expôs seu trabalho, em co-autoria com a Prof. Me. Raquel Alves Ishii (UFAC), no Simpósio Temático 37: Vertentes do Fantástico em Literaturas Neolatina, com o tema  JUDAS AHSVERUS: O FANTÁSTICO “REAL” EM EUCLIDES DA CUNHA.

Profa. Dra. Maria Nazaré Cavalcante de Souza

Já a Profa. Dra. Maria Nazaré Cavalcante de Souza (PPGLI-UFAC), expôs sua pesquisa no Simpósio Temático 21: América Latina: conceitos e assédios, com tema CABEZA RODANTE: O MITO INDÍGENA NO CINEMA E A QUESTÃO DA INTERCULTURALIDADE.

A Profa. Dra. Vera Lúcia Magalhães Bambirra (PPGLI-UFAC), em co-autoria com a Profa. Dra. Maria José da Silva Morais da Consta (UFAC), apresentou sua comunicação oral no Simpósio Temático 38: Literatura Interamericana e Diferença Cultural: Identidades, Memórias, Espaços, com o tema O INDÍGENA NA LITERATURA: ENTRE-MUNDOS, ENTRE-CULTURAS.
Para o Coordenador do PPGLI, Prof. Dr. Gerson Albuquerque, a participação dos professores na ABRALIC 2015 revela o empenho dos professores do programa em divulgar suas pesquisas, ao mesmo tempo em que contribui significativamente com a produção acadêmica do corpo docente do Curso de Mestrado em Letras: Linguagem e Identidade da UFAC.

Para acessar o Caderno de Resumo do evento, clique aqui.

%d blogueiros gostam disto: