A CAPES é uma das principais apoiadoras da 4ª Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa (4th World Conference on Research Integrity, 4th WCRI, maiores detalhes em http://www.wcri2015.org), que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 2015.

O Brasil ocupa hoje uma posição destacada em termos de ações e políticas educacionais para fomentar uma cultura de integridade científica no cenário regional – América Latina – e mundial. Além disso, a CAPES, em consonância com o CNPq, FAPESP e outras agências de fomento internacionais, tem a convicção de que a excelência na pesquisa está diretamente conectada à integridade.

Recentemente, o Brasil, através do CNPq, e a Alemanha, através da Fundação Alemã para a Pesquisa (DFG), liderou a organização do Global Research Council, (http://www.globalresearchcouncil.org), em Berlim, tendo o tema integridade em pesquisa como o catalisador das discussões e acordos firmados.

Há cerca de 7 meses da 4th WCRI, a CAPES reforça a importância da participação de coordenadores, docentes e/ou alunos dos Programas de Pós-Graduação (PPG) nas discussões sobre integridade científica nesse evento mundial. Assim, a CAPES incentiva os PPGs a participarem da 4th WCRI, para avançar na conscientização ampla dos pós-graduandos brasileiros sobre desafios éticos contemporâneos no âmbito da ética em publicações, de critérios de autoria científica, da comunicação científica para os pares e para o público e sobre problemas relacionados ao plágio, a “retractions” e à correção da literatura, dentre vários outros. Portanto, a CAPES recomenda que cada PPG, especialmente os de notas 5 a 7, tenha pelo menos 1 representante (docente, especialmente) para participar da 4th WCRI, o que poderá ser viabilizado pela utilização de verba PROAP, se necessário. Vale ressaltar que nos casos dos eventos científicos tem sido sempre uma condição que o participante seja também autor e apresentador para poder usar os recursos do Programa. Neste
caso específico, o mais importante é a participação de um representante que vá para ouvir e trazer novos conceitos para o Programa, não necessariamente apresentando no evento, caso não seja dedicado à área da integridade em
pesquisa. Em breve haverá a opção de minicursos, que serão anunciados no website da conferência. É importante que os pós-graduandos e orientandos aproveitem a oportunidade.

A presidência da CAPES solicita, portanto, a colaboração dos coordenadores para fortalecermos a participação da PG brasileira na 4th WCRI.

JORGE ALMEIDA GUIMARÃES
Presidente

Ofício Circular nº 019_Coordenadores de Cursos de Pós-Graduação_4ª WCRI

4ª Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa