Nota de falecimento e pesar

Na condição de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, cumpre-me o duro dever de comunicar o falecimento da mestranda Rosario Ruth Filgueira Lima Santos, ocorrida nesta terça-feira (2 de março) por complicações provocadas pela Covid19.

Rosário Ruth era aluna do PPGLI desde o início do ano de 2020 e vinha sendo orientada pela Professora Dra. Maria de Jesus Morais. Seu súbito desaparecimento do mundo secular é motivo de grande tristeza para todos nós que compartilhamos com ela as expectativas da pós-graduação enquanto espaço privilegiado de reflexões, aprimoramento profissional e produção acadêmica.

Nesse momento de tristeza pela perda dessa colega, que deixa um vazio impossível de ser dimensionado para seus familiares, expressamos nossa indignação pelo fato de que, passados quase doze meses do início da pandemia, os governantes – municipal, estadual e federal – não tenham tido a capacidade de estabelecer uma política clara e eficaz de combate à propagação do vírus e, com isso, evitar a grande maioria das mortes que, diariamente, nos atingem de múltiplas maneiras.

Nossos sentimentos e solidariedade aos colegas de mestrado e, principalmente, aos familiares de Rosario Ruth, que teve sua vida interrompida de forma brusca e lamentável.

Rio Branco, Acre, 2 de março de 2021.

Prof. Dr. Gerson Rodrigues de Albuquerque

Coordenador do PPGLI – UFAC   

PPG em Letras tem participação de professores renomados

O programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI), da Ufac, recebe, desde 15 de janeiro, a participação de dois professores de renome no meio acadêmico e científico. Da Universidade de Santiago (Chile), o curso conta com a professora Ana Pizarro, e da Universidade da Califórnia (do campus de Davis, nos Estados Unidos), com o professor Leopoldo Bernucci. Eles trabalham na disciplina Culturas e Literaturas da Pan-Amazônia.

Ana Pizarro, ensaísta, escritora e crítica literária, é autora e organizadora de mais de 15 livros, dos quais se destacam “Amazônia: As vozes do Rio — Imaginário e Modernização” (2012) e a trilogia “Latinoamérica: El Processo Literario” (2014), cuja 1ª edição foi publicada no início dos anos 1980, resultado de um trabalho coletivo que envolveu os mais importantes críticos literários latino-americanos, tais como Ángel Rama, Antonio Cândido, Beatriz Sarlo, Carlos Pacheco e Roberto Schwarz.

Leopoldo Bernucci, ensaísta, escritor e crítico literário, também é autor e organizador de mais de uma dezena de livros; ele tem se dedicado à pesquisa do legado literário de escritores como Euclides da Cunha e Jose Eustasio Rivera. Dentre suas publicações mais recentes, estão “Paraiso Suspeito: A Voragem Amazônica” (2017), a edição revista e ampliada de “À Margem da História de Euclides da Cunha” (2019), realizada em coautoria com Francisco Foot Hardman e Felipe Rissato, e “Benjamín Saldaña Rocca: Prensa y Denuncia en la Amazonía Cauchera” (2020), em coautoria com Ana Varela Tafur.

Para o coordenador do PPGLI, Gerson Albuquerque, a participação de Pizarro e Bernucci qualifica muito as atividades acadêmicas da pós-graduação em Linguística e Literatura da Ufac e enseja uma oportunidade ímpar para os mestrandos e doutorandos do programa manterem contato com esses intelectuais, que são de fundamental importância para o amadurecimento teórico de seus estudos e pesquisas.

Fonte: www.ufac.br

Muiraquitã – v. 7 n. 2 (2019)

APRESENTAÇÃO

DOSSIÊ

RESENHAS

Muiraquitã – v. 7 n. 1 (2019)

APRESENTAÇÃO

DOSSIÊ

Muiraquitã: v. 6 n. 2 (2018)

APRESENTAÇÃO

ENSAIOS

ARTIGOS

Muiraquitã – v. 6 n. 1 (2018)

APRESENTAÇÃO

ENSAIOS

ARTIGOS

Muiraquitã – v. 5 n. 2 (2017)

APRESENTAÇÃO

DOSSIÊ

RESENHAS

OUTROS ARTIGOS

Muiraquitã – v. 5 n. 1 (2017)

APRESENTAÇÃO

ARTIGOS

ENSAIOS

Muiraquitã – v. 4 n. 2 (2016)

APRESENTAÇÃO

ARTIGOS

ENTREVISTAS

ENSAIOS