Muiraquitã – v. 5 n. 2 (2017)

APRESENTAÇÃO

DOSSIÊ

RESENHAS

OUTROS ARTIGOS

Muiraquitã – v. 5 n. 1 (2017)

APRESENTAÇÃO

ARTIGOS

ENSAIOS

Muiraquitã – v. 4 n. 2 (2016)

APRESENTAÇÃO

ARTIGOS

ENTREVISTAS

ENSAIOS

Muiraquitã – v. 4 n. 1 (2016)

APRESENTAÇÃO

ARTIGOS

RESENHAS

Livro aborda formas de olhar e narrar o Acre no início do século 20

O professor e historiador da Ufac, Francisco Bento, publicou o livro “Acre Formas de Olhar e de Narrar Natureza e História nas Ausências” (editora Nepan), na versão digital e no formato impresso, o qual pode ser encontrado na livraria Paim ou com o autor.

A obra é derivada do projeto Acre como Caricatura, com o qual o escritor concorreu ao edital do Cartão Pesquisador da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, sendo desenvolvido, posteriormente, durante seu período de estágio no pós-doutorado, entre 2019 e 2020, no programa de pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A publicação discute representações do Acre na primeira metade do século 20, relacionando-se com a linha de pesquisa Culturas, Narrativas e Identidades Amazônicas, em que o professor participa no programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade, da Ufac.

“Desenvolvi o trabalho com imagens, charges, fotografias, poemas, relatos de viagem sobre como o Acre era representado nesse período, privilegiando materiais que levam para o lado do jocoso, da ironia”, disse Francisco Bento.

Fonte: Ascom/Ufac

Oferta de Disciplinas Eletivas – 2º Sem de 2020

O Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade está ofertando disciplinas eletivas em formato Remoto durante os meses de janeiro e fevereiro de 2021. As disciplinas fazem parte do calendário letivo correspondente ao 2º Semestre de 2020.

Por meio do formulário eletrônico disponível em https://posletrasufac.com/matricula/ serão realizadas as solicitações de matrículas em disciplinas a ser preenchido de acordo com as seguintes modalidades: 1. Discentes regulares do PPGLI-Ufac; 2. Discentes especiais não vinculados a Programas de Pós-Graduação; 3. Discentes especiais vinculados a Programas de Pós-Graduação; 4. Discentes ouvintes.

1 – Discentes Regulares: categoria integrada por discentes admitido(a)s no Programa por intermédio de processos seletivos anuais.

2 e 3 – Discentes Especiais: categoria integrada por discentes admitido(a)s no Programa por intermédio de convênios, intercâmbios e/ou por meio de requerimentos simples a serem encaminhados à Secretaria da Coordenação em períodos de matrículas.

4 – Discentes Ouvintes: categoria integrada por discentes admitido(a)s no Programa para assistir aulas sem direito à avaliação ou aproveitamento de créditos. A frequência será exigida apenas em caso de interesse em certificação como atividade de extensão. Certificação de extensão requer um mínimo de 75% de frequência.

ATENÇÃO:
I. Discentes de graduação somente podem se inscrever na modalidade “Discentes Ouvintes”.

II. A efetivação da matrícula somente dará com a homologação dos requerimentos pelo Colegiado do PPGLI-Ufac, observando a documentação (quando for o caso) e a disponibilidade de vagas.

III. A solicitação deverá ser realizada das 14h30min do dia 04/01/21 às 18h do dia 07/01/21.

Dúvidas e informações: posletras.ufac@gmail.com

II Congresso Internacional de Literatura Brasileira Ana Maria Machado e o compromisso literário

Em função do atual contexto de pandemia, e com o objetivo de garantir a segurança de todos os participantes, o Congresso foi reformulado, e nesta edição se celebrará em entorno virtual. Para a preparação do Congresso em formato online alteramos as datas do evento, que será de 26 abril a 7 de maio de 2021.

A primeira edição do Congresso foi em 2018, dedicada a Nélida Piñon, membro da ABL e prêmio Príncipe de Astúrias das Letras (2005), quem, ademais, esteve presente nos três dias de atividades em Salamanca. O Congresso é o desdobramento das jornadas literárias que o CEB organizava anualmente desde 2009, sempre dedicadas a nomes emblemáticos da literatura brasileira, como Machado de Assis, Jorge Amado, João Guimarães Rosa, João Cabral de Mello Neto, Lygia Fagundes Telles, Manuel Bandeira e Ferreira Gullar.

Submissão de propostas

Com 100% de aprovação, estão reeleitos os Professores Gerson Albuquerque e Maria de Jesus para coordenação do PPGLI

Na tarde de hoje, 28 de dezembro de 2020, docentes, discentes e técnico-administrativos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Ufac elegeram para o biênio 2021-2022 a nova coordenação do programa.

A eleição teve inscrição de única chapa composta pelo Prof. Gerson Albuquerque, candidato à coordenador, e Profa. Maria de Jesus, candidata à vice coordenadora. O Prof. Gerson e a Profa. Maria de Jesus são os atuais coordenadores do programa e foram reeleitos com 100% de aprovação entre os votantes.

“É a continuidade de um trabalho coletivo. Nestes últimos anos trabalhamos intensamente para elevar a qualidade do programa no desenvolvimento da pesquisa em torno da Área de Concentração Linguagem e Cultura. Na próxima avaliação da Capes, que ocorrerá em 2021, esperamos consolidar a pós-graduação em Letras na Ufac e continuar buscando o reconhecimento do trabalho realizado pelo corpo técnico, docente e discente do PPGLI”, comentou o coordenador reeleito.

A eleição se deu no formato online, tendo em vista a pandemia de COVID-19, e ocorreu de forma paritária entre as categorias de docentes, discentes e técnico-administrativos. A comissão eleitoral foi composta também de forma paritária e teve como Presidenta a Profa. Valda Pessoa e como membros o discente Danilo Nascimento e Adonias Vila Nova, Técnico-Administrativo.