Arte, Estética e Política na Amazônia Acreana (Horário de Brasília)

Dia 22 de abril de 2021, às 18h30min (horário de Brasília).

Inscrição e Perguntas: https://forms.office.com/r/9y7WqrHRzL
Youtube: https://youtu.be/JA9zoB9EoU8

Matrículas em disciplinas do 1º Semestre de 2021 – vagas para discentes de outros PPGs e ouvintes


Solicitação de matrícula em disciplinas do PPGLI – 1º semestre de 2021

Período: 16 a 17 de março de 2021.

Este formulário tem como objetivo coletar as solicitações de matrículas em disciplinas a serem ofertadas de forma remota pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI-Ufac) e deve ser preenchido de acordo com as seguintes modalidades: 1. Discentes regulares do PPGLI-Ufac (2019-2020); 2. Discentes especiais vinculados a Programas de Pós-Graduação; 3. Discentes ouvintes.

1 – Discentes Regulares: categoria integrada por discentes admitido(a)s no Programa por intermédio de processos seletivos anuais (apenas veteranos).

2 – Discentes Especiais: categoria integrada por discentes admitido(a)s no Programa por intermédio de convênios, intercâmbios e/ou por meio de requerimentos simples a serem encaminhados à Secretaria da Coordenação em períodos de matrículas.

3 – Discentes Ouvintes: categoria integrada por discentes admitido(a)s no Programa para assistir aulas sem direito à avaliação ou aproveitamento de créditos. A frequência será exigida apenas em caso de interesse em certificação como atividade de extensão. Certificação de extensão requer um mínimo de 75% de frequência.

ATENÇÃO:

I. A solicitação deverá ser realizada até às 18h00 do dia 17/03/2021.

II. A solicitação de matrícula curricular de discentes ingressantes nas turmas 2021 (Doutorado e Mestrado) deverá ser enviada através de formulário específico, disponível no período de 16 a 17 de março de 2021, após a efetivação da matrícula institucional pelo Núcleo de Registro e Controle Acadêmico – Nurca.

III. Discentes de graduação somente podem se inscrever na modalidade “Discentes Ouvintes”.

IV. A efetivação da matrícula somente se dará com a homologação dos requerimentos pelo Colegiado do PPGLI-Ufac, observando a documentação (quando for o caso) e a disponibilidade de vagas, no caso de discentes especiais e ouvintes.

V. É de total responsabilidade dos discentes disporem de equipamentos e conexão adequados para o uso de ferramentas digitais e de aula online (para áudio e vídeo), tendo em vista que a participação nas aulas e leitura são obrigatórias e fazem parte da avaliação da disciplina.

Dúvidas e informações: posletras.ufac@gmail.com

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – REVISTA BRASILEIRA DE LÍNGUAS INDÍGENAS (RBLI)

Revista Brasileira de Línguas Indígenas (RBLI) está recebendo artigos para o primeiro número de 2021. A RBLI aceita artigos em português, inglês, espanhol e francês.

1. SALA DE AULA DE LÍNGUAS EM ESCOLA INDÍGENA

Organizadores:         Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (PPGLET/UNIFAP)

Prof. Dr. Shelton Lima de Souza (PPGLI/UFAC) 
Prazo de submissão: 15 de maio de 2021.Previsão de publicação: agosto de 2021.E-mail para contato:neli.unifap@gmail.com

Ementa: o rótulo Educação Escolar Indígena – atrelado a rótulos tais como: diferenças, especificidades, interculturalidade – constitui-se importante na afirmação dos direitos das populações indígenas brasileiras a pensarem e executarem seus modelos educacionais escolares, além de sinalizarem oposição a modelos governamentais anteriores com objetivos integracionistas. Nesse contexto, quando pensados para as aulas de línguas no interior das escolas indígenas, os mesmos rótulos implicam ações e metodologias específicas tomadas a partir de contextos igualmente específicos. Com isso em mente, o dossiê “Sala de aula de línguas em escola indígena” acolhe artigos resultados de pesquisas e experiências desenvolvidas por professores e pesquisadores com escopo nas aulas de línguas indígenas e não indígenas executadas na sala de aula da Educação Escolar Indígena. Para além de artigos, o presente dossiê acolhe relatos de experiências por professores indígenas e não indígenas acerca do mesmo escopo.

2. SEÇÃO LIVRE
Prazo de submissão: 15 de maio de 2021.Previsão de publicação: agosto de 2021.E-mail para contato:neli.unifap@gmail.com

Nesta seção serão publicados textos resultantes de pesquisas em línguas indígenas brasileiras e sul-americanas em suas diferentes perspectivas: estudos descritivos, teóricos, históricos, documentais, bem como as discussões relacionadas ao ensino de línguas, políticas linguísticas e identitárias e artes verbais. Com as mesmas perspectivas, a RBLI recebe RELATÓRIOS DE EXPERIÊNCIA, TRADUÇÃO para o Português Brasileiro de textos importantes relacionados às línguas indígenas das Américas ou de outras partes do globo e ENTREVISTAS escritas ou coletadas por pesquisadores e pessoas indígenas e não indígenas com reconhecido conhecimento acerca de línguas indígenas.—————————————————-
CALL FOR PAPERSRevista Brasileira de Línguas Indígenas (RBLI)

ISSN 2595-685X 

1. LANGUAGE CLASSROOM AND THE INDIGENOUS EDUCATIONAL SYSTEM

Issue editors: Antonio Almir Silva Gomes (UNIFAP), Shelton Lima de Souza (UFAC)
Deadline for submission: May 31, 2021Planed publication date: August/2021Contact e-mailneli.unifap@gmail.com

Description: the Indigenous Educational System in Brazil – linked with labels such as differentiated, specificities, interculturality – is an important label in affirming the rights of Brazilian indigenous population to execute their own models related to teaching and learning processes. When these labels are concerned with the language classroom developed in that indigenous system, it is expected a set of particular methodological actions able to express the specificities and desires of the indigenous population served by the school. Considering this scenario, the Brazilian Journal of Indigenous Languages welcomes papers resulting from research and experiences developed by researchers with scope in indigenous and non-indigenous language classes carried out inside the Indigenous Educational System in Brazil. In addition to the papers, the same Journal expects reports of experiences by indigenous and non-indigenous teachers about the same scope.

2. FREE SECTIONDeadline for submission: May 31, 2021Planed publication date: August/2021Contact e-mailneli.unifap@gmail.com
The RBLI has a FREE SECTION to receive papers resulting from research in Brazilian and South American indigenous languages not linked to the Special Numbers Issues. These papers can be related to different perspectives of research, as descriptive, theoretical, historical, documentation, as well as studies related to language teaching, identities, language policies and verbal arts. In the same perspectives, the RBLI receives EXPERIENCE REPORTS, TRANSLATION to Brazilian Portuguese of important texts related to indigenous languages of the Americas and beyond and INTERVIEWS written or given by the indigenous and non-indigenous researcher or person with recognized knowledge of the indigenous languages.

Link da RBLI: https://periodicos.unifap.br/index.php/linguasindigenas

Nota de falecimento e pesar

Na condição de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, cumpre-me o duro dever de comunicar o falecimento da mestranda Rosario Ruth Filgueira Lima Santos, ocorrida nesta terça-feira (2 de março) por complicações provocadas pela Covid19.

Rosário Ruth era aluna do PPGLI desde o início do ano de 2020 e vinha sendo orientada pela Professora Dra. Maria de Jesus Morais. Seu súbito desaparecimento do mundo secular é motivo de grande tristeza para todos nós que compartilhamos com ela as expectativas da pós-graduação enquanto espaço privilegiado de reflexões, aprimoramento profissional e produção acadêmica.

Nesse momento de tristeza pela perda dessa colega, que deixa um vazio impossível de ser dimensionado para seus familiares, expressamos nossa indignação pelo fato de que, passados quase doze meses do início da pandemia, os governantes – municipal, estadual e federal – não tenham tido a capacidade de estabelecer uma política clara e eficaz de combate à propagação do vírus e, com isso, evitar a grande maioria das mortes que, diariamente, nos atingem de múltiplas maneiras.

Nossos sentimentos e solidariedade aos colegas de mestrado e, principalmente, aos familiares de Rosario Ruth, que teve sua vida interrompida de forma brusca e lamentável.

Rio Branco, Acre, 2 de março de 2021.

Prof. Dr. Gerson Rodrigues de Albuquerque

Coordenador do PPGLI – UFAC   

PPG em Letras tem participação de professores renomados

O programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI), da Ufac, recebe, desde 15 de janeiro, a participação de dois professores de renome no meio acadêmico e científico. Da Universidade de Santiago (Chile), o curso conta com a professora Ana Pizarro, e da Universidade da Califórnia (do campus de Davis, nos Estados Unidos), com o professor Leopoldo Bernucci. Eles trabalham na disciplina Culturas e Literaturas da Pan-Amazônia.

Ana Pizarro, ensaísta, escritora e crítica literária, é autora e organizadora de mais de 15 livros, dos quais se destacam “Amazônia: As vozes do Rio — Imaginário e Modernização” (2012) e a trilogia “Latinoamérica: El Processo Literario” (2014), cuja 1ª edição foi publicada no início dos anos 1980, resultado de um trabalho coletivo que envolveu os mais importantes críticos literários latino-americanos, tais como Ángel Rama, Antonio Cândido, Beatriz Sarlo, Carlos Pacheco e Roberto Schwarz.

Leopoldo Bernucci, ensaísta, escritor e crítico literário, também é autor e organizador de mais de uma dezena de livros; ele tem se dedicado à pesquisa do legado literário de escritores como Euclides da Cunha e Jose Eustasio Rivera. Dentre suas publicações mais recentes, estão “Paraiso Suspeito: A Voragem Amazônica” (2017), a edição revista e ampliada de “À Margem da História de Euclides da Cunha” (2019), realizada em coautoria com Francisco Foot Hardman e Felipe Rissato, e “Benjamín Saldaña Rocca: Prensa y Denuncia en la Amazonía Cauchera” (2020), em coautoria com Ana Varela Tafur.

Para o coordenador do PPGLI, Gerson Albuquerque, a participação de Pizarro e Bernucci qualifica muito as atividades acadêmicas da pós-graduação em Linguística e Literatura da Ufac e enseja uma oportunidade ímpar para os mestrandos e doutorandos do programa manterem contato com esses intelectuais, que são de fundamental importância para o amadurecimento teórico de seus estudos e pesquisas.

Fonte: www.ufac.br

Muiraquitã – v. 7 n. 2 (2019)

APRESENTAÇÃO

DOSSIÊ

RESENHAS