DOCTORAL COURSE IN LANGUAGES AND IDENTITY

COMPULSORY SUBJECTS:

CodeName of disciplineC/HCredits
LEM400Culturas, Linguagens e Sociedades Amazônicas.
Ementa: Linguagem, cultura e identidade: reflexões conceituais. Representações dos imaginários das Amazônias. Culturas, patrimônios, identidades e sociedades amazônicas e panamazônicas. Diversidade linguística, étnica e cultural nas Amazônias. Artes e culturas amazônicas. A questão da terra na Amazônia e Pan-Amazônia: uso, propriedade, posse, conflitos; Modelos de desenvolvimento, biodiversidade e sustentabilidade. Natureza e cultura nas Amazônias.
604.0
LEM410Discursos, Sujeitos e Identidades
Ementa: As teorias da enunciação. Teorias da Análise do Discurso: seu objeto linguístico e histórico; subjetividade e alteridade; produção e circulação de sentidos. O Círculo de Bakhtin e a AD francesa. Os pós-estruturalistas. Teorias da Desconstrução.
604.0
LEM420Teorias Linguísticas
Ementa: Estudo de fundamentos epistemológicos gerais da linguística moderna. A contribuição de Saussure para a Linguística e a Semiologia e os consequentes desmembramentos da teoria saussuriana; a construção do Estruturalismo, do Gerativismo e do Funcionalismo. Variação e mudança linguística. A Linguística Aplicada no Brasil.
604.0

ELECTIVE DISCIPLINES:

CodeName of disciplineC/HCredits
LEM200Cultura, Educação e Práticas Educativas
Ementa: Estudos culturais e educação. Diferenças culturais dos sujeitos e práticas educativas. A poética e a política do texto curricular. Práticas educativas no contexto das políticas de regulação nacional. A produção da desigualdade. Imagens e autoimagens docentes. Relação dos sujeitos com o saber.
302.0
LEM210Culturas e Literaturas na Pan-Amazônia
Ementa: Cultura, literatura, história e memória nas Amazônias. Literaturas, culturas orais e literatura oral. Teorias literárias e comparatismo. Trânsitos e tradições literárias na Pan-Amazônia: relações entre o local e o global.
302.0
LEM260Ensino de Línguas, Produção e Análise de Materiais Didáticos para a Contemporaneidade
Ementa: As línguas e seus contextos socioculturais. Ensino de línguas e interculturalidade. Educação linguística e condicionantes históricos da contemporaneidade: o desafio interdisciplinar na escolha e definição dos conteúdos, recursos e materiais didáticos para o ensino de línguas. Relações entre práticas pedagógicas, cultura e identidade: o local e o global. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e sua relação com a análise crítica e produção de materiais didáticos no mundo contemporâneo.
302.0
LEM270Estudos e Conceitos de Gênero, Raça e Etnia
Ementa: Matrizes teóricas e conceitos de gênero, raça e etnia nas ciências, nas artes e nas relações de poder no mundo contemporâneo. Relações entre raça e colonialidade. O corpo e a sexualidade como questão política de gênero. A construção social das desigualdades e de poder nas relações de gênero: representações sobre o masculino e o feminino. Concepções epistemológicas dos feminismos. A teoria da Performatividade de gênero. Feminismo e teoria Queer.
302.0
LEM280Etnolinguística
Ementa: Introdução ao estudo das relações entre língua e cultura. Os usos da linguagem em diferentes padrões culturais. A relação entre cultura, língua e etnia. Etnolinguística, oralidade, tradição oral e codificação linguística. Etnolinguística e educação linguística escolar. Linguística antropológica, Língua e cultura. A língua nos diferentes contextos culturais. Contatos entre línguas e sua atualização. As sociedades indígenas, quilombolas e de imigrantes e suas línguas e culturas. Multilinguismo e bilinguismo.
302.0
LEM290História Social das Línguas na Amazônia
Ementa: Línguas, culturas e sociedades amazônicas: percursos históricos. As línguas “naturais” da Amazônia e os aspectos linguísticos das culturas indígenas. As línguas e famílias linguísticas amazônicas (diversidade e quantidade) no contexto da chegada dos colonizadores ibéricos. A Língua Geral Amazônica. A situação das línguas indígenas nas Amazônias contemporâneas.
302.0
LEM300Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas 
Ementa: Pluralidade cultural, linguística e étnica nas Amazônias. A especificidade da educação escolar e do professor indígena. Leitura e escrita em sociedades de tradição oral: a autonomia escolar e o protagonismo dos indígenas na construção de seus currículos. Interculturalidade, transculturalidade, diferença e educação escolar indígena.
302.0
LEM310Linguagem, Fronteira e Interculturalidade
Ementa: Movimentos sociais (indígenas, afrodescendentes e outros grupos étnicos) nas fronteiras amazônicas e pan-amazônicas. Trânsitos culturais e linguísticos e transformações sociais nas Amazônias. Identidade, alteridade e fronteiras culturais. Cultura, natureza e conexões de artes e saberes em cidades e florestas amazônicas. Crítica da modernidade e da pós-modernidade. Mediações culturais e estudos decoloniais. Fronteiras interculturais na América Latina.
302.0
LEM320Oralidade, Tradição Oral e Literatura Oral
Ementa: Práticas culturais, produção e transmissão de saberes e conhecimentos pela oralidade. Literaturas orais nas Amazônias. Oralidade e tradição oral. Relações entre o oral e o escrito. Tradição oral e aspectos de letramento. Literatura oral, memória e mito. Narrativas orais indígenas, africanas e afrodescendentes nas Amazônias. Estudos de performance e práticas orais: o ouvir, o narrar, o cantar. Narrativas orais e musicalidade: o som, a palavra, o gesto e a voz.
302.0
LEM330Sociolinguística
Ementa: Definição da abordagem sociolinguística e seu campo de investigação em sua relação com as ciências humanas; especificação dos objetos de estudo; coleta, análise interpretação de dados. A sociolingüística e o ensino de línguas.
302.0
LEM340Tópicos Especiais I 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Língua(gens) e Formação Docente.
302.0
LEM350Tópicos Especiais II 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Língua(gens) e Formação Docente.
302.0
LEM360Tópicos Especiais III 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Culturas, Narrativas e Identidades Amazônicas.
302.0
LEM370Tópicos Especiais IV 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Culturas, Narrativas e Identidades Amazônicas.
302.0
LEM380Tradução Cultural e Estudos Pós-Coloniais 
Ementa: Estudos de tradução cultural. Crítica literária e estudos subalternos e pós-coloniais. Colonialidade da tradução. Tradução e decolonialidade. Práticas de leitura e tradução. Tradução cultural: uma impossibilidade ou uma transcriação do outro (e de si). A tradução poética.
302.0
LEM390Introdução às Línguas Indígenas Brasileiras
Ementa: Panorama histórico-social das línguas indígenas faladas no Brasil: classificação e distribuição no território brasileiro. Situação de contato das línguas indígenas brasileiras com o português. Métodos de trabalho de campo para o estudo das línguas indígenas brasileiras. Características sociolinguísticas e tipológicas das línguas indígenas brasileiras.
302.0

OTHER CREDITS:

CodeNameC/HCredits
LEM430Seminário de Tese I
Ementa: Sob a responsabilidade e coordenação de dois docentes (um de cada linha de pesquisa), o objetivo desta disciplina é propiciar ampla discussão dos projetos de teses, com destaque para o objeto, as fontes, os objetivos, a coleta e análise de dados, a fundamentação teórica e a revisão da literatura sobre o tema das pesquisas. Objetiva ainda enfocar questões relacionadas à pesquisa interdisciplinar e normas e procedimentos éticos como critério para assegurar a qualidade na pesquisa acadêmica. Com a participação dos professores responsáveis pela disciplina e supervisão de cada orientador, o crédito desse componente curricular será aferido a partir de seminário público com a participação de outros professores e demais alunos vinculados à linha de pesquisa, a ser realizado ao término do primeiro semestre do curso. Além das obras indicadas, a bibliografia será constituída pelos referenciais teóricos inerentes aos projetos dos alunos.
604.0
LEM440Seminário de Tese II
Ementa: Componente curricular sob a supervisão de cada orientador, com a participação de outros professores e alunos da respectiva linha de pesquisa à qual o doutorando esteja vinculado, com o objetivo de propiciar a apresentação dos resultados de pesquisa em andamento ao término do terceiro semestre do curso.
604.0

NOTE: Doctoral students must attend all compulsory courses and at least three elective courses, in addition to the Thesis I and II seminars, the first at the end of the first semester and the second at the end of the third semester.

THESIS:

CodeNameC/HCredits
LEM450THESIS18012.0

PROGRAMMED ACTIVITIES:

CodeNameC/HCredits
Planned activities1057.0

Note: The 7 (seven) credits of Programmed Activities must be completed as follows: 3 (three) credits with the participation of doctoral students in scientific events in the area; and 4 (four) credits with the publication of papers in national or international journals with qualis or in books or chapters of books with qualis. The publications must be aligned with the research lines and projects of the Program to which the students are linked.

Além disso, de acordo com a Resolução nº de PPGLI nº 28/2022, de 28 de julho de 2022, todo(a)s o(a)s Mestrando(a)s e Doutorando(a)s do PPGLI deverão publicar, no mínimo, 1 (um) artigo em periódico para cada ano de curso, a ser comprovado pelo currículo Lattes atualizado anualmente ou sempre que solicitado pela Coordenação. Os artigos publicados deverão, preferencialmente, ser em coautoria com suas orientadoras ou seus orientadores, em periódicos externos à UFAC e com Qualis na Área de Linguística e Literatura. Além dessa exigência, às bolsistas e aos bolsistas Capes – Demanda Social será exigido um artigo a mais ao término do curso.

TOTAL CREDITS FOR GRADUATION:

Disciplinas: 18 créditos
Outros Créditos: 8 créditos
Tese: 12 créditos
Scheduled Activities : 7 credits
Total: 45 credits

Estágio docência: Obrigatório ao aluno bolsista e opcional ao aluno não-bolsista (vide Resolução CEPEX nº 038, de 20/12/2011).

MASTER'S DEGREE COURSE IN LETTERS: LANGUAGE AND IDENTITY

COMPULSORY SUBJECTS:

CodeName of disciplineC/HCredits
LEM400Culturas, Linguagens e Sociedades Amazônicas
Ementa: Linguagem, cultura e identidade: reflexões conceituais. Representações dos imaginários das Amazônias. Culturas, patrimônios, identidades e sociedades amazônicas e panamazônicas. Diversidade linguística, étnica e cultural nas Amazônias. Artes e culturas amazônicas. A questão da terra na Amazônia e Pan-Amazônia: uso, propriedade, posse, conflitos; Modelos de desenvolvimento, biodiversidade e sustentabilidade. Natureza e cultura nas Amazônias.
604.0
LEM410Discursos, Sujeitos e Identidades
Ementa: As teorias da enunciação. Teorias da Análise do Discurso: seu objeto linguístico e histórico; subjetividade e alteridade; produção e circulação de sentidos. O Círculo de Bakhtin e a AD francesa. Os pós-estruturalistas. Teorias da Desconstrução.
604.0
LEM420Teorias Linguísticas
Ementa: Estudo de fundamentos epistemológicos gerais da linguística moderna. A contribuição de Saussure para a Linguística e a Semiologia e os consequentes desmembramentos da teoria saussuriana; a construção do Estruturalismo, do Gerativismo e do Funcionalismo. Variação e mudança linguística. A Linguística Aplicada no Brasil.
604.0
LEM170Seminário de Pesquisa I
Ementa: Com um enfoque mais centrado na Linha de Pesquisa Língua(gens) e Formação Docente, este componente curricular está voltado para os diferentes tipos de abordagens e perspectivas teóricas para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica. O objetivo é dialogar sobre o desenvolvimento das pesquisas dos alunos: técnicas de coleta e procedimentos de análise de dados, as fontes e o objeto da pesquisa, a abordagem teórico-metodológica, revisão da literatura ou “estado da arte” sobre o tema em estudo. Objetiva também a produção de discussões e orientações sobre a pesquisa interdisciplinar e sobre as normas, procedimentos éticos e qualidade na pesquisa acadêmica.
302.0
LEM180Seminário de Pesquisa II
Ementa:
Com um enfoque mais centrado na Linha de Pesquisa Culturas, Narrativas e Identidades, este componente curricular está voltado para os diferentes tipos de abordagens e perspectivas teóricas para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica. O objetivo é dialogar sobre o desenvolvimento das pesquisas dos alunos: técnicas de coleta e procedimentos de análise de dados, as fontes e o objeto da pesquisa, a abordagem teórico-metodológica, revisão da literatura ou “estado da arte” sobre o tema em estudo. Objetiva também a produção de discussões e orientações sobre a pesquisa interdisciplinar e sobre as normas, procedimentos éticos e qualidade na pesquisa acadêmica
302.0

ELECTIVE DISCIPLINES:

CodeName of disciplineC/HCredits
LEM200Cultura, Educação e Práticas Educativas
Ementa: Estudos culturais e educação. Diferenças culturais dos sujeitos e práticas educativas. A poética e a política do texto curricular. Práticas educativas no contexto das políticas de regulação nacional. A produção da desigualdade. Imagens e autoimagens docentes. Relação dos sujeitos com o saber.
302.0
LEM210Culturas e Literaturas na Pan-Amazônia
Ementa: Cultura, literatura, história e memória nas Amazônias. Literaturas, culturas orais e literatura oral. Teorias literárias e comparatismo. Trânsitos e tradições literárias na Pan-Amazônia: relações entre o local e o global.
302.0
LEM260Ensino de Línguas, Produção e Análise de Materiais Didáticos para a Contemporaneidade
Ementa: As línguas e seus contextos socioculturais. Ensino de línguas e interculturalidade. Educação linguística e condicionantes históricos da contemporaneidade: o desafio interdisciplinar na escolha e definição dos conteúdos, recursos e materiais didáticos para o ensino de línguas. Relações entre práticas pedagógicas, cultura e identidade: o local e o global. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e sua relação com a análise crítica e produção de materiais didáticos no mundo contemporâneo.
302.0
LEM270Estudos e Conceitos de Gênero, Raça e Etnia
Ementa: Matrizes teóricas e conceitos de gênero, raça e etnia nas ciências, nas artes e nas relações de poder no mundo contemporâneo. Relações entre raça e colonialidade. O corpo e a sexualidade como questão política de gênero. A construção social das desigualdades e de poder nas relações de gênero: representações sobre o masculino e o feminino. Concepções epistemológicas dos feminismos. A teoria da Performatividade de gênero. Feminismo e teoria Queer.
302.0
LEM280Etnolinguística
Ementa: Introdução ao estudo das relações entre língua e cultura. Os usos da linguagem em diferentes padrões culturais. A relação entre cultura, língua e etnia. Etnolinguística, oralidade, tradição oral e codificação linguística. Etnolinguística e educação linguística escolar. Linguística antropológica, Língua e cultura. A língua nos diferentes contextos culturais. Contatos entre línguas e sua atualização. As sociedades indígenas, quilombolas e de imigrantes e suas línguas e culturas. Multilinguismo e bilinguismo.
302.0
LEM290História Social das Línguas na Amazônia
Ementa: Línguas, culturas e sociedades amazônicas: percursos históricos. As línguas “naturais” da Amazônia e os aspectos linguísticos das culturas indígenas. As línguas e famílias linguísticas amazônicas (diversidade e quantidade) no contexto da chegada dos colonizadores ibéricos. A Língua Geral Amazônica. A situação das línguas indígenas nas Amazônias contemporâneas.
302.0
LEM300Leitura e Escrita em Sociedades Indígenas 
Ementa: Pluralidade cultural, linguística e étnica nas Amazônias. A especificidade da educação escolar e do professor indígena. Leitura e escrita em sociedades de tradição oral: a autonomia escolar e o protagonismo dos indígenas na construção de seus currículos. Interculturalidade, transculturalidade, diferença e educação escolar indígena.
302.0
LEM310Linguagem, Fronteira e Interculturalidade
Ementa: Movimentos sociais (indígenas, afrodescendentes e outros grupos étnicos) nas fronteiras amazônicas e pan-amazônicas. Trânsitos culturais e linguísticos e transformações sociais nas Amazônias. Identidade, alteridade e fronteiras culturais. Cultura, natureza e conexões de artes e saberes em cidades e florestas amazônicas. Crítica da modernidade e da pós-modernidade. Mediações culturais e estudos decoloniais. Fronteiras interculturais na América Latina.
302.0
LEM320Oralidade, Tradição Oral e Literatura Oral
Ementa: Práticas culturais, produção e transmissão de saberes e conhecimentos pela oralidade. Literaturas orais nas Amazônias. Oralidade e tradição oral. Relações entre o oral e o escrito. Tradição oral e aspectos de letramento. Literatura oral, memória e mito. Narrativas orais indígenas, africanas e afrodescendentes nas Amazônias. Estudos de performance e práticas orais: o ouvir, o narrar, o cantar. Narrativas orais e musicalidade: o som, a palavra, o gesto e a voz.
302.0
LEM330Sociolinguística
Ementa: Definição da abordagem sociolinguística e seu campo de investigação em sua relação com as ciências humanas; especificação dos objetos de estudo; coleta, análise interpretação de dados. A sociolingüística e o ensino de línguas.
302.0
LEM340Tópicos Especiais I 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Língua(gens) e Formação Docente.
302.0
LEM350Tópicos Especiais II 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Língua(gens) e Formação Docente.
302.0
LEM360Tópicos Especiais III 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Culturas, Narrativas e Identidades Amazônicas.
302.0
LEM370Tópicos Especiais IV 
Ementa: Estudo de tópicos relacionados especificamente com o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da Linha de Pesquisa: Culturas, Narrativas e Identidades Amazônicas.
302.0
LEM380Tradução Cultural e Estudos Pós-Coloniais 
Ementa: Estudos de tradução cultural. Crítica literária e estudos subalternos e pós-coloniais. Colonialidade da tradução. Tradução e decolonialidade. Práticas de leitura e tradução. Tradução cultural: uma impossibilidade ou uma transcriação do outro (e de si). A tradução poética.
302.0
LEM390Introdução às Línguas Indígenas Brasileiras
Ementa: Panorama histórico-social das línguas indígenas faladas no Brasil: classificação e distribuição no território brasileiro. Situação de contato das línguas indígenas brasileiras com o português. Métodos de trabalho de campo para o estudo das línguas indígenas brasileiras. Características sociolinguísticas e tipológicas das línguas indígenas brasileiras.
302.0

NOTE: Master's students must attend all compulsory courses and at least two elective courses.

DISSERTATION:

CodeNameC/HCredits
LEM250DISSERTATION906.0

COMPLEMENTARY ACTIVITIES:

CodeNameC/HCredits
202Academic-Scientific-Cultural Activities604.0

Além disso, de acordo com a Resolução nº de PPGLI nº 28/2022, de 28 de julho de 2022, todo(a)s o(a)s Mestrando(a)s e Doutorando(a)s do PPGLI deverão publicar, no mínimo, 1 (um) artigo em periódico para cada ano de curso, a ser comprovado pelo currículo Lattes atualizado anualmente ou sempre que solicitado pela Coordenação. Os artigos publicados deverão, preferencialmente, ser em coautoria com suas orientadoras ou seus orientadores, em periódicos externos à UFAC e com Qualis na Área de Linguística e Literatura. Além dessa exigência, às bolsistas e aos bolsistas Capes – Demanda Social será exigido um artigo a mais ao término do curso.

TOTAL CREDITS FOR GRADUATION:

Disciplines:20.0 
Thesis/Dissertation:6.0
Others (complementary activities):4.0
Total:30.0

Estágio docência: Obrigatório ao aluno bolsista e opcional ao aluno não-bolsista (vide Resolução CEPEX nº 038, de 20/12/2011).