Foto: Defesa de dissertação de Adicleia Nascimento de Souza

Na tarde desta terça-feira, 28 de dezembro, a mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre (Ufac), Adicleia Nascimento de Souza, defendeu a dissertação com o título Narrativas sobre saúde, doenças e curas no Acre Federal e em Manaus (1890 a 1930), pelo canal Ceprodoc no Youtube, às 15h (horário do Acre).

A apresentação é uma análise histórica sobre a cultura da “arte de curar” no Acre Federal e em Manaus, entre os anos de 1890 e 1930. Adicleia realizou a pesquisa a partir do site da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional Brasileira, buscando jornais que abordassem a presença de rezadores, curandeirismo, feitiçarias e pajelanças e suas formas de atuação na Amazônia, bem como aspectos de criminalização dessas práticas, a partir da instituição do código penal em 1890. A mestranda analisou a relação de práticas de cura e a cultura dos povos amazônicos, pensando cultura a partir dos estudos de Stuart Hall.

A banca avaliadora foi composta pela professora Dra. Andréia Moreira de Andrade, Universidade Federal do Acre (UFAC), examinadora interna, o professor Dr. André Vasques Vital, do Centro Universitário de Anápolis – GO, examinador externo, e o professor da UFAC e docente do PPGLI, Dr. Francisco Bento da Silva, orientador da mestranda. Após a apresentação da dissertação,  foi realizada a leitura da ata pelo professor orientador constando a aprovação da mestranda Adicleia Nascimento.

A defesa está disponível para acesso no link: https://www.youtube.com/watch?v= BHW2TOOMlYs & t=1453s.

Dissertação defendida no PPGLI aborda narrativas de cura no Acre Federal e em Manaus
Tags: