Cartaz Jalla OficialA 13º edição das Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana (JALLA), acontece de 6 a 11 de agosto, com o tema “Éticas e poéticas dos mundos andinos-amazônicos: trânsitos de saberes, linguagens e culturas”. O evento será realizado no campus da Universidade Federal do Acre, em Rio Branco. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, com o apoio do CNPq, CAPES e Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), o JALLA visa promover a troca mútua de ideias e reflexões sobre as literaturas latinoamericanas.

Durante os dias do evento, muitas serão as atividades que irão movimentar os congressistas. Na abertura, dia 6 de agosto, será realizada a conferência Qué significa pensar desde Amerindia?, com o filósofo boliviano Juan José Bautista. Doutor em filosofia pela Universidad Mayor de San Andrés, e em Ciências Sociais pela Universidad Nacional Autónoma de México, Bautista é um conferencista habitual em diversas universidades e eventos educativos.

Lucia Lorenzini irá comparecer para a solenidade inaugural La cultura es roja, e nadie puede quitarle ese color. Lorenzini possui licenciatura em literatura pela Universidade de Siena, e defendeu tese em Literatura Comparada, com o título “Presenças hispanoamericanas na obra de Italo Calvino”. A participação de Lorenzini acontecerá também no dia 6 de agosto em sessão de homenagem a António Melis, Secretário das Jallas falecido em 2016.

Estará presente ainda, a professora e pesquisadora da Universidade de Santiago do Chile, Ana Pizarro. Doutora em letras pela Universidade de Paris, Pizarro é especialista na literatura latinoamericana, e possui reconhecimento internacional. Sua conferência intitula-se Flujos, entramado, operaciones culturales: África en América e acontecerá no dia 10 de agosto.

Para a sessão temática Cartografias de memórias, corpos e vozes em lutas pela terra nas Amazônias – 30 anos após o assassinato de Chico Mendes, Dercy Teles e Osmarino Amâncio, estarão presentes. Os mesmos foram companheiros de Chico Mendes na luta dos seringueiros. Dercy foi a primeira presidente de um Sindicato de Trabalhadores Rurais, em Xapuri (AC). Osmarino é membro do Sindicato de Trabalhadores Rurais desde sua criação, e acompanhou Chico em seus principais embates. Essa sessão temática acontece dia 8 de agosto.

Além destes, diversos conferencistas de renome internacional estão confirmados para o congresso.

Mais informações estão disponíveis no site https://www.jalla2018.org ou através do email jallamazonia@gmail.com.

Conferencistas de diversas nacionalidades estarão presentes no congresso Jornadas Andinas