Four speakers posing together in front of a presentation backdrop at a conference, with colorful plants in the foreground.
Doris Cristina Vicente da Silva Matos, Shelton Lima de Souza, Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa e Carlos Magno Santos Gomes

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll) elegeu, por aclamação, sua nova diretoria para gestão 2025-2027 durante o 39° Enanpoll, realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac). A nova gestão assume com o compromisso de continuidade dos rumos já tomados pela Associação e ampliação das redes interinstitucionais, qualificação da circulação de pesquisas, ampliação da visibilidade de programas em diferentes regiões do país e intensificação da cooperação entre pós-graduação, educação básica e comunidades. A aclamação do público foi lida pelos participantes como sinal de coesão e compromisso com uma agenda acadêmica diversa e atenta às múltiplas especificidades. 

“Assumimos a gestão da ANPOLL com o compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado e de honrar sua trajetória histórica. Reconhecemos o legado da Associação e nos colocamos diante do desafio de fortalecer sua presença e relevância científica, social e política. Reafirmo minha disposição, como presidenta, em conduzir uma gestão que projete a ANPOLL para o futuro. A presidência retorna ao Nordeste do país após mais de vinte anos, em um gesto importante para continuar o processo contínuo de deslocamento e de valorização da diversidade nacional que caracteriza nossa área. Nosso propósito é fortalecer a Associação como espaço de articulação científica, produção e circulação de conhecimentos, democracia e justiça social, em diálogo com a comunidade acadêmica e com as instâncias que constroem e sustentam o campo das Letras e da Linguística no Brasil.”, comentou Doris Matos, Presidenta eleita da Anpoll para o biênio 2025-2027.

Além da eleição da nova diretoria, o Conselho Deliberativo foi parcialmente renovado, com a aclamação das seguintes candidaturas para as vagas da Linguística: Bruno Oliveira Maroneze (PPGEL/UFMS e PPGL/UFGD) – titular; Renato Rodrigues Pereira (PPGEL/UFMS) – suplente; Albano Dalla Pria (PPGL/Unemat) – titular; Dircel Aparecida Kailer (UEL) – suplente. Para a vaga da Literatura, seguindo determinações estatutárias, assume o Professor Dr. Gerson Rodrigues de Albuquerque (PPGLI/UFAC) – Titular e o Professor Dr. Allison Marcos Leão da Silva (PPGLA/UEA) – suplente.

Diretoria eleita (2025-2027)

  • Presidenta: Doris Cristina Vicente da Silva Matos  – Programa de Pós-Graduação em Letras (UFS)
  • Vice-presidente: Shelton Lima de Souza  – Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (UFAC)
  • 1º secretário: Carlos Magno Santos Gomes – Programa de Pós-Graduação em Letras/UFS 
  • 2ª secretária: Adriana Dalla Vecchia – Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (UFS) 
  • 1ª tesoureira: Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa – Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (UFBA) 
  • 2ª tesoureira: Renata Ferreira Costa Bonifácio – Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (UFBA)

Nova diretoria da Anpoll é eleita para o biênio 2025-2027