Com o Título Entre as Palavras e as Pedras: Os Fatos de Memórias e as Vivências Técnicas por Trabalhadores e Trabalhadoras do Cemitério São João Batista, em Rio Branco, Acre, Poliana de Melo Nogueira apresenta defesa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Ufac (PPGLI/Ufac), nesta última quarta-feira, 29. A sessão, realizada de forma virtual por meio do canal Ceprodec no Youtube, está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=-iqDlcVXUus.

Finalizando o ciclo de defesas do PPGLI em 2021, a banca examinadora da apresentação é composta pelo prof. Dr. Francisco Aquinei Timóteo Queiroz, integrante do PPGLI/Ufac e prof. Dra. Mara Genecy Centeno Nogueira, membra do PPGLI da Universidade Federal de Rondônia (Unir), bem como o orientador prof. Dr. Gerson Rodrigues de Albuquerque, também coordenador do PPGLI/Ufac.

A dissertação foi transmitida pelo canal Ceprodoc. Foto: Divulgação

A candidata apresentou os percursos metodológico da sua pesquisa, bem como os resultados obtidos com o estudo. Poliana ressalta que a proposta da temática junto ao PPGLI foi fruto de experiências que adquiriu no período de graduação em História. “durante graduação participei do PIBID/Ufac no qual estavam sendo realizados alguns projetos que envolviam o cemitério, e, com isso, despertou uma curiosidade acerca da temática”, explicou a mestranda.

Segundo Poliana Nogueira a dissertação tem por objetivo analisar as narrativas elaboradas pelos sujeitos dialogando com suas experiências e sociabilidades, além de problematizar os processos de elaboração simbólica dos corpos e do espaço cemiterial presentes nas narrativas dos trabalhadores. “Um outro objetivo era dialogar sobre o discurso e processos de “banimento da morte” e suas relações com a conformação do cemitério”, ressaltou Nogueira.

A aluna conta ainda que o estudo está organizado em três sessões, sendo a primeira um diálogo com autores e conceitos, a segunda a análise das relações entre cemitério e cidade e na terceira um diálogo com as narrativas dos trabalhadores e trabalhadoras do cemitério São João Batista.

A prof. Dra. Mara Nogueira parabenizou o encerramento do ciclo de pesquisa da candidata. “Parabéns pelo desafio que teve de pesquisar essas narrativas e memórias dos trabalhadores. Acredito que não tenha sido um trabalho fácil. Destaco também a escrita da Poliana, entregando um texto bastante prazeroso de ser lido”, pontuou a examinadora.   

“Essa é minha primeira participação como examinador da banca do PPGLI, e fico muito feliz por examinar um trabalho com essa densidade e problemáticas que a Poliana suscita, pois minhas pesquisas, também, se voltam para compreensão desses sujeitos ditos comuns, subalternos, que margeiam os contextos sociais e históricos,” salientou o prof. Dr, Aquinei Queiroz.  

Após avaliar a apresentação em sessão privada, os examinadores da banca atribuíram como aprovada a dissertação da candidata Poliana de Melo Nogueira, concedendo, assim, o título de mestra em Letras: Linguagem e Identidade.

“Obrigado as pessoas que contribuíram nesse processo, ao meu orientador, amigos e família, aos examinadores pelas contribuições e, principalmente, aos trabalhadores e trabalhadores do cemitério São João Batista, pois sem eles não seria possível concluir essa pesquisa”, externou Poliana de Melo Nogueira.

PPGLI encerra série de sessões de defesas de 2021 com dissertação sobre os trabalhadores e trabalhadoras do cemitério são João Batista, em Rio Branco