IMG_6437.JPGNa tarde de hoje, 16, aconteceu a Palestra intitulada “Línguas indígenas e sua contribuição para a linguística, antropologia e literatura amazônicas: o caso de Apurinã (Aruák)”, proferida pelo Prof. Dr. Sidney Facundes da Universidade Federal do Pará.

A mediação da palestra foi feita pelo Prof. Dr. Shelton Lima, docente do PPGLI-UFAC.

O Prof. Sidney Facundes possui graduação em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Pará(1990), especialização em Curso Intensivo de Lingüística Indígena pela Museu Paraense Emílio Goeldi(1988), especialização em LSA Linguistic Institute pela University Of California At Santa Cruz(1991), mestrado em Lingüística pela University of Oregon(1994), doutorado em Lingüística pela State University Of New York At Buffalo(2000), aperfeicoamento em Instrumentos Computacionais de Análise Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina(1991), aperfeicoamento em LSA Linguistic Institute pela The University of New México(1995) e aperfeicoamento em LSA Linguistic Institute pelo Ohio State University(1993). Atualmente é Adjunto da Universidade Federal do Pará, Membro de corpo editorial da Journal of Language and Linguistics e Revisor de projeto de fomento da Endangered Languages Documentation Programme. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística. Atuando principalmente nos seguintes temas:apurinã, Aruak, gramática descriptiva, língua indígena, lingüística descritiva. (Informações disponíveis na Plataforma Lattes).

 

A palestra contou ainda com a participação de uma turma de alunos do 1º Ensino Médio do Colégio Estadual Armando Nogueira, que tem desenvolvido um trabalho sobre os Apurinã na Disciplina de Sociologia, sob orientação do Professor Roosevelt José de Paiva Marques.

IMG_6444

 

Língua Apurinã é tema de palestra proferida no PPGLI