Este slideshow necessita de JavaScript.

O Serviço Social do Comercio – Sesc no Acre, através do projeto Calenarte apresenta a exposição do artista plástico Ueliton Santana, “Uma identidade Amazônica em Rede” inicia nesta sexta dia 04, às 19h no salão de exposições do Sesc Centro, ficando aberto para o público até 30 de março.

A exposição dar prosseguimento à difusão das artes plásticas no Acre, com suas ações de apoio aqueles que têm a arte como oficio e em possibilitar o acesso do público a programas educativos através do projeto Calenarte.

A Exposição

A “rede” é citada nominalmente pela primeira vez por Pero Vaz de Caminha em Abril de 1500. Câmara Cascudo a pesquisou e concluiu que “milhares de Brasileiros nasciam, viviam, amavam e morriam na rede e toda ou quase toda aquela gente que arrancou oAcre para o Brasil nasceu e morreu dentro de uma rede balouçante”.

As redes principalmente no Nordeste e no Norte tem uma importância cultural ampla, sendo o seu uso diverso desde; dormir, descansar, esperar, carregar pessoas em passeios, carregar pessoas doentes pelos varadouros das matas, enterrar mortos e outras utilidades. Ao pensar no termo rede, essa palavra dispõe de um arsenal de variações com relação ao seu “significado”, dependendo da área do conhecimento.

No seu sentido mais amplo temos redes sociais, rede de lojas; de pesca, de vôlei…enfim… A partir dessas observações comecei a comprar redes em diversos locais do Brasil, e por último dei preferência por adquiri-las em algodão cru, mais ou menos o mesmo tecido utilizado para a fabricação de pinturas em tela.

Sobre o artista

Doutor em arte Contemporânea pela Universidade de Coimbra, Mestre em Ciências pela UFRRJ, Especialista em Metodologia do Ensino da Arte, Graduação em Licenciatura em Artes Visuais, estudou Belas Artes em Cuzcu/Peru. Proferiu diversas palestras sobre artes visuais na maioria dos estados Brasileiros. Experiência em docência, já tendo ministrado diversos cursos sobre artes visuais; desenho, pintura, xilogravura, historia da Arte e realizou exposições individuais e coletivas nas principais capitais Brasileiras com curadoria de Paulo Herkenhoff, Agnaldo Farias, Marcus Lontra e outros, além de expor em outros países. Já recebeu diversos prêmios na área de arte, é Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre na área de Artes.

Release – Calenarte Sesc. Por Nany Damasceno

Exposição: “Uma Identidade Amazônica em Rede” no Calenarte do Sesc