Dando início à programação de defesas de dissertação de mestrado agendadas para o final dezembro de 2021, na tarde desta terça-feira, 28, a aluna mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da Universidade Federal do Acre (Ufac), Maiara Pinho de Oliveira, realizou a apresentação e defesa da dissertação intitulada Loucura, Louco e Louca no Estado do Acre: Interpelando “Notícias” de Jornais e Outros Escritos. A sessão foi transmitida às 8h (horário local) pelo canal Ceprodoc no Youtube, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=pOyxMLOtW70

A banca avaliadora foi composta pelo Prof. Dr. Marcello Messina, na qualidade de orientador, e pela Prof. Dra. Maria de Jesus Morais, examinadora interna do PPGLI/Ufac, pela Prof. Dra. Ivânia dos Santos Neves, Universidade Federal do Pará (UFPA), examinadora externa.

Sessão ocorreu de forma online pelo canal do Ceprodoc. Foto: Divulgação

A mestranda destacou os percursos traçados dentro do programa, no qual construiu seu objeto de pesquisa a partir da experiência que teve no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), onde atuou como acompanhante terapêutica de uma residente, no período de dois anos durante estágio supervisionado na instituição. 

“A pandemia impossibilitou a continuação da pesquisa, já que necessitava ir até o local de forma presencial. Apesar disso, decidi dar continuidade e precisei definir novos objetivos de base empírica onde, a partir das análises de notícias de jornais, encontramos elementos da história da loucura no Acre. Defini uma nova linha de estudo que acabou se tornando o meu objetivo final da minha pesquisa”, explicou Maiara Pinho de Oliveira.

A pesquisa de dissertação da mestranda utilizou como base de estudo 60 notícias  extraída de  jornais, como, por exemplo, a notícia que trata de uma crônica ou causo intitulado “Como se Livrar do Indesejável” do jornalista José Chalub Leite, do jornal Seminário da Gente Acreana, de 1980. 

A aluna expôs os elementos analisados a partir das notícias, destacando o protagonismo das instituições sobre a loucura e os sujeitos e sujeitas considerados loucos e loucas. “Para grande parte das notícias não são apresentadas dúvidas de quem se fala. O louco e a louca são dados objetivos, resumidos à simples fórmulas para serem internados”, conclui Maiara Oliveira. 

Segundo a professora Ivânia dos Santos Neves, é de suma importância falar sobre saúde mental principalmente em um momento como este que estamos vivendo. “A pandemia demonstrou essa relevância sobre a nossa saúde mental. Parabenizo Maiara e Marcello por terem chegado até o final do trabalho, pois muitas pessoas não estão conseguindo, justamente por terem sua saúde mental afetada pelo contexto da pandemia”, externou a examinadora.

“Estou muito orgulhoso com o percurso da Maiara, desde a escrita do texto de qualificação até este ponto do trabalho que evidencia a coragem e perfeccionismo com a dissertação”, comentou o orientador Marcello Messina.

A dissertação foi aprovada pela banca examinadora após concluir que o trabalho cumpre os requisitos do que se espera de uma dissertação.

“Agradeço pelo resultado da aprovação. Agradeço, também, aos meus familiares e amigos que me acompanharam nesse percurso, e reitero o meu objetivo principal de que esse texto sirva para a luta antimanicomial aqui no nosso estado”, comemorou Maiara Oliveira.

Discurso sobre a loucura é tema de pesquisa em dissertação defendida no PPGLI