Muiraquitã head bannerA chamada para o Dossiê “Línguas e literaturas indígenas: narrativas, práticas de bilinguismo e situações de conflitos linguísticos” da Muiraquitã – Revista de Letras e Humanidades do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre foi prorrogada até o dia 15/06/2019. Os artigos, ensaios, entrevistas ou resenhas deverão ser submetidos ao sistema eletrônico da revista no link: http://revistas.ufac.br/revista/index.php/mui/index

Abaixo, segue-se a ementa do dossiê, sob coordenação e responsabilidade do Prof. Dr. Shelton Lima de Souza (UFAC/PPGLI/Laboratório de Interculturalidade):

Ementa: Para transitar em diferentes ambientes no Brasil e terem suas necessidades atendidas, indígenas e outros grupos sociais não-falantes de português como língua materna, entre eles surdos e imigrantes, se veem obrigados a ter de aprender a língua portuguesa, consubstanciando-se em um tipo de bilinguismo classificado como compulsório (MAHER, 2007, p. 68). Segundo esta autora, para os não-indígenas, ser bilíngue é uma opção; pode-se escolher se quer ser monolíngue em português ou aprender outras línguas, a depender, evidentemente, das características sociais, nas quais os indivíduos estejam envoltos; contudo, para os povos indígenas, o bilinguismo é imposto, mostrando a relação desigual existente entre línguas minoritárias e o português. Os indígenas, a partir de uma realidade social com a qual tem de lidar todos os dias, tiveram contato com as variedades orais do português desde a tenra idade. O contato línguas indígenas-português, permeado por conflitos de diversas naturezas, mostra a diversidade resultante das práticas linguísticas e acena para um cenário linguístico plurilíngue no Brasil. Tendo em vista este contexto de diferentes realidades linguísticas, em que narrativas indígenas e suas produções literárias estão em contato direto com a produção linguística em português, permeado por relações desiguais de poder e de conflitos intensos, convidamos autoras e autores para contribuir, por meio de artigos, resenhas, ensaios, com a temática em questão.

Os artigos, ensaios, entrevistas ou resenhas deverão ser submetidos pelo sistema eletrônico da revista, pelo link

http://revistas.ufac.br/revista/index.php/mui/index

As diretrizes para autores e outras informações adicionais podem ser acessadas pelo link:

http://revistas.ufac.br/revista/index.php/mui/about/submissions#authorGuidelines

Acesso aos volumes anteriores:

http://revistas.ufac.br/revista/index.php/mui/issue/archive

Prorrogação de data de envio de artigos – Revista Muiraquitã