Seminário sobre linguagens e culturas indígenas começa na Ufac

Iniciou na manhã desta segunda-feira, 29, na Universidade Federal do Acre (Ufac), o 1º Seminário de Linguagens e Culturas Indígenas. O evento é aberto ao público e acontece até o dia 31, no bloco dos Mestrados, com o objetivo de refletir sobre a necessidade de não dicotomizar as relações entre língua e literatura, além de discutir as culturas e os modos de vida de distintos povos indígenas.

O seminário é um desdobramento do 9º Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, que tratou de línguas e literaturas indígenas. O coordenador do programa de pós-graduação em Letras: Linguagens e Identidade, mestrado da Ufac, Gerson Albuquerque, pretende manter ações em parceria com os povos indígenas para realização de oficinas. “Queremos que os indígenas entrem na universidade na condição de professores”, disse. “Existe um debate interno entre os indígenas, pelo qual eles afirmam que a universidade tem iniciativas para eles, mas é preciso fazer ‘com’ eles. Eles têm muito a nos ensinar.”

O evento é uma realização da Ufac, por meio do programa de mestrado em Letras e do programa de extensão Escambos Culturais: Linguagens Artísticas, Saberes Acadêmicos e Não Acadêmicos, em parceria com o Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin).

Para a coordenadora do programa de extensão Escambos Culturais: Linguagens Artísticas, Saberes Acadêmicos e Não Acadêmicos, Raquel Ishii, o objetivo maior do seminário é promover e difundir a cultura indígena, compreendendo seus conhecimentos. “Os saberes indígenas são tão importantes quanto os saberes acadêmicos”, afirmou a professora. “Isso é próprio da extensão: a troca e a relação, sem hierarquia, entre a universidade e a sociedade.”

A programação inclui exposição de cerâmica, oficinas, mesas-redondas, conferências e apresentações musicais. A artista plástica Narubia Werreria, a escritora Eliane Potiguara e o Movimento dos Artistas Huni Kuin (Mahku) são alguns dos convidados.

Postado em: 29/8/2016

Fonte: ASCOM/UFAC

Seminário sobre linguagens e culturas indígenas começa na Ufac